No mês de conscientização sobre o câncer de mama, os agentes de saúde de Rio Preto realizam a partir desta terça-feira, 1º/10, a busca ativa de mulheres que estão faltosas na mamografia, um dos principais exames de detecção desse tipo de neoplasia.
Os agentes de saúde receberam capacitação em setembro e durante todo o mês de outubro realizarão a busca ativa a partir de um check list que será aplicado com as mulheres durante as visitas de orientação, realizadas casa a casa.
O objetivo é encontrar mulheres de 50 a 69 anos que estejam há pelo menos dois anos sem realizar a mamografia. Essecheck listserá encaminhado ao enfermeiro responsável da unidade básica mais próxima da residência da mulher, que agendará o exame no Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher – Caesm.
Em 2023, essa ação resultou em 368 mamografias realizadas no Caesm a partir da busca ativa dos agentes de saúde. "Caso a mulher siga esse critério preconizado pelo Ministério da Saúde, ou seja, idade e tempo sem realizar o exame, ela pode procurar a unidade básica mais próxima da residência e solicitar o acolhimento da enfermagem", afirmou a assessora especial da Secretaria de Saúde, Paula Sodré.
A Campanha Outubro Rosa é realizada mundialmente no mês de outubro para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Rio Preto, todas as unidades de saúde promovem ações de conscientização, como palestras, rodas de conversa com usuárias da rede, e até mesmo intensificação do papanicolau, que é a principal forma de rastreio do câncer do colo do útero.
A indicação para o papanicolau, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer – Inca – é para mulheres da faixa etária de 25 a 64 anos que já iniciaram a vida sexual, com repetição a cada três anos. Já para a mamografia, a indicação é a cada dois anos, na faixa etária entre 50 a 69 anos.
Em Rio Preto, o tratamento para os cânceres de mama e colo uterino pela rede municipal de saúde é realizado na Santa Casa.
Mín. 16° Máx. 27°