A Prefeitura de Praia Grande está promovendo diversas ações de saúde bucal nas escolas do Município. Até mesmo alguns procedimentos odontológicos estão sendo feitos na própria unidade de ensino, proporcionando maior acesso ao tratamento dentário às crianças praia-grandenses.
As atividades são desenvolvidas pela equipe de Prevenção em Saúde Bucal da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade e pelos cirurgiões-dentistas do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande, com apoio da Secretaria de Educação (Seduc). A expectativa é atender até fevereiro de 2025 cerca de 10 mil alunos, entre 5 e 10 anos.
Os profissionais fazem uma primeira avaliação das crianças para detectar algum risco de cárie. Os casos mais simples são tratados e restaurados na própria escola. Os casos que requerem um atendimento mais complexo são encaminhados para a Unidade de Saúde da Família (Usafa) de referência. Todos os procedimentos são feitos de maneira segura e respeitando todas as diretrizes sanitárias, com luvas e equipamentos esterilizados.
Além do tratamento, também são efetuadas nas escolas municipais atividades de conscientização, como palestra sobre a importância da higiene bucal, escovação supervisionada, aplicação de flúor, entre outras. As ações fazem parte de uma parceria com o Governo Federal através do Programa Saúde na Escola (PSE), que busca levar promoção, prevenção e atenção à saúde aos estudantes da rede pública de ensino.
“Nós fazemos um exame de risco nos alunos e aqueles em que já é possível resolver o problema na escola é feito o tratamento restaurador a traumático, um procedimento preventivo para não evoluir a cárie. Essa ação busca uma resolutividade maior e é uma premissa apontada pelo próprio Ministério da Saúde nas palestras e lives de preparação que ocorreram para os municípios que estão participando do Programa Saúde na Escola”, destaca a cirurgiã-dentista Carla Moretti, da Divisão de Saúde Bucal da Sesap.
“Promover esse tipo de atendimento na escola é um meio facilitador para os pais que por ventura não conseguem levar seus filhos ao dentista. E com esse serviço a gente tenta atuar ao máximo visando melhorar a qualidade de vida das crianças” comenta a residente de Odontologia e cirurgiã-dentista da Usafa Santa Marina, Juliana Ortega.
Já foram visitadas as unidades escolares dos bairros Ocian e Santa Marina. Ainda devem ser contemplados os bairros Antártica, Princesa, Maracanã, Guilhermina e Esmeralda. Foram escolhidas as escolas municipais próximas às Usafas que possuem o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, para integrar os residentes em Odontologia ao projeto.
“É fundamental participar de ações como essa, pois assim conhecemos mais o território e ficamos mais envolvidos. É também uma oportunidade de conhecer outros profissionais da rede e entender melhor como funciona o fluxo de atendimento. Está sendo uma experiência única, estou gostando bastante”, afirma a cirurgiã-dentista e residente de Odontologia Any Karoliny Soares de Abreu.
Ação contínua –O trabalho de educação em saúde bucal é contínuo em Praia Grande. Durante o ano todo, a equipe de Prevenção em Saúde Bucal, em parceria com os profissionais e residentes que atuam nas Usafas, promove palestras e atividades educativas diversas nas unidades de ensino infantil e fundamental I do Município.
Atendimento –O munícipe de Praia Grande que necessitar de atendimento odontológico deve procurar a unidade em que está cadastrado. As Usafas contam com cirurgião-dentista, e inúmeras delas possuem ainda residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande que atuam junto a esses profissionais.
Caso haja a necessidade de um atendimento mais especializado, o paciente poderá ser encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fica dentro Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Bairro Mirim, O equipamento reúne estomatologista, endodontista, periodontista e cirurgião bucomaxilo.
24 horas –Praia Grande conta ainda com serviço odontológico 24 horas, exclusivamente para casos urgentes, na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Samambaia e no Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina. O Hospital Municipal Irmã Dulce possui um cirurgião bucomaxilofacial, que atua em casos específicos junto ao setor de traumatologia da unidade, em parceria com a neurologia e a ortopedia.
Mín. 16° Máx. 27°