Indaiatuba, SP - A cidade está de luto. A notícia do fechamento da fábrica da Toyota é um soco no estômago de todos os indaiatubanos, mas não é uma surpresa para aqueles que acompanham de perto a triste saga da gestão municipal. A incompetência e a ganância desenfreada do chefe do executivo e sua equipe transformará Indaiatuba em um cemitério de empresas, onde altos impostos e falta de apoio sufocam qualquer tentativa de crescimento e prosperidade.
A Toyota, que durante anos foi uma âncora para a economia local, agora é mais uma vítima da gestão míope e insensível que parece mais preocupada em encher os próprios bolsos do que em promover o desenvolvimento da cidade. Enquanto outras cidades oferecem incentivos e apoio ativo às empresas, Indaiatuba impõe taxas exorbitantes e burocracia sufocante, empurrando as empresas para fora de seus limites.
A fábrica da Toyota em Indaiatuba não é um caso isolado. É apenas o último capítulo em uma história de negligência e descaso por parte da gestão municipal. Empresas de todos os setores têm enfrentado as mesmas dificuldades, lutando para sobreviver em meio a um ambiente hostil e desfavorável.
Os altos impostos são apenas a ponta do iceberg. A gestão municipal não oferece nenhum suporte real às empresas, seja em termos de infraestrutura, capacitação de mão de obra ou desenvolvimento de políticas industriais. Enquanto isso, outras cidades prosperam, atraindo investimentos e criando empregos, enquanto Indaiatuba afunda cada vez mais.
É hora de exigir uma mudança real na liderança municipal, substituindo os políticos incompetentes por líderes que realmente se preocupam com o futuro de Indaiatuba.
Enquanto isso, a Toyota fechará suas portas em Indaiatuba e se mudará para Sorocaba, onde encontrou um ambiente mais acolhedor e favorável aos negócios. É uma perda irreparável para a cidade, uma ferida que não cicatrizará facilmente. Mas é também um lembrete doloroso do preço da imcompetencia na política local. Que sirva de lição para todos nós: o preço da negligência é alto demais para pagar.
Anuncio da Fábrica:
A Toyota anunciou que sua unidade em Indaiatuba encerrará as atividade em meados de 2025, e as operações de fábrica serão transferidas para Sorocaba, que passará por obras de ampliação, com conclusão prevista para o final de 2026.
A unidade de Indaiatuba que fabrica o Corolla tem 1,5 mil funcionários e segundo a empresa os empregos serão preservados. O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 5, pelo CEO da montadora japonesa para a América Latina e Caribe, Rafael Chang.
Mín. 16° Máx. 28°