O projeto de leitura PG Lê! E Você?, desenvolvido pela Secretaria de Educação (Seduc), tem movimentado as escolas da rede municipal de ensino. As unidades realizam diferentes ações sempre com objetivo de estimular o incentivo à leitura dos alunos. Neste sentido, na terça-feira (29), estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, da EM Dr. Wilson Guedes, no Bairro Samambaia, participaram de roda de conversas com o autor do livro O Oitavo Vilarejo, o escritor Gustavo Rosseb.
O encontro foi organizado pela professora Nara Cristina dos Santos Dias Jacinto que leciona em duas turmas de 4º anos. A ação teve como objetivo promover a troca de experiências entre os alunos e o autor da obra literária trabalhada em sala de aula. Durante a conversa, os estudantes fizeram perguntas à Rosseb, entregaram cartas personalizadas ao escritor, além de apresentar a ele o jogo de tabuleiro criado pelas turmas inspirado no livro.
Segundo a professora, o que começou com as turmas de 4º anos se estendeu para a escola inteira. Após o bate-papo com o autor, alunos de outras classes, que também participaram da roda de conversas, começaram a se interessar pelos livros do escritor. “Foi emocionante ver que não foi apenas uma ação minha em conjunto com a turma, o autor se mobilizou e quis conhece-los, algo marcante para todos nós”, ressaltou.
Além de conversar com os alunos, Rosseb quis conhecer o Porto do Saber, a biblioteca municipal situada no bairro. O escritor fez a doação de um exemplar da trilogia a qual o livro O Oitavo Vilarejo pertence. “A vinda dele fechou uma série de atividades que realizamos com os alunos desde agosto. Para as minhas turmas foi mágico tê-lo por perto. Poder interagir. Para se ter uma ideia eles foram além e fizeram um abaixo-assinado para transformar o livro em uma série ou mesmo um filme”, compartilhou Nara Cristina.
Como a professora mesmo afirmou, os trabalhos em volta do livro começaram em agosto nas duas turmas. A cada dia, a professora fazia a leitura de um capítulo da obra literária com os alunos em sala de aula. Depois, o material confeccionado pelos estudantes fez parte da Parada Literária e foi compartilhado com as demais turmas da unidade. “Foram eles que escolheram o livro a ser trabalhado. Despertou a curiosidade e a vontade de fazer parte daquilo. Conversar hoje com o escritor foi a cereja do bolo para o empenho deles”.
Mín. 16° Máx. 27°