A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) deu início, no dia 4 de novembro, a uma programação especial em alusão ao Novembro Negro, promovendo reflexões e diálogos sobre igualdade racial e valorização da cultura afro-brasileira. A atividade, voltada para crianças de 0 a 6 anos e grupos de pessoas idosas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), está sendo realizada nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nos Centros de Convivência da Família e do Idoso, e nos Núcleos Vila Novaes e Lealdade e Amizade.
A programação inclui a apresentação de um teatro lúdico, desenvolvido pela profissional Akila Moreira, que utiliza recursos artísticos para abordar, de forma criativa e sensível, temas relacionados à luta por igualdade racial, ancestralidade e respeito às diferenças.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, o objetivo é promover a sensibilização sobre a importância da diversidade cultural e racial no Brasil, além de estimular o diálogo intergeracional sobre o tema. “Além disso, buscamos estimular o diálogo entre diferentes gerações, criando um espaço de aprendizado, troca de experiências e reflexão sobre o respeito às diferenças”.
A ação também busca incentivar crianças e pessoas idosas a reconhecerem e valorizarem suas próprias identidades, fortalecendo o respeito e a empatia no convívio social. A programação segue até o final do mês, com apresentações em diferentes locais da cidade.
Mín. 21° Máx. 22°