A Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de São José do Rio Preto e o Conselho Municipal Afro (CMA) realizam a entrega do Troféu Fidelidade Aristides dos Santos 2024. Anualmente, a honraria é entregue a oito pessoas e duas empresas ou organizações que atuam em prol da igualdade racial no município. A cerimônia acontece a partir das 19h, na Casa SP Afro Antônio Pompêo, e é aberta ao público.
Os dez homenageados são escolhidos pela Secretaria e pelo CMA, paritariamente, a partir da atuação contra o racismo e a discriminação racial e em prol da igualdade. Este ano, seis mulheres e dois homens receberão a honraria. Aline Angélica Mariano Alves, Christina Martins Medro, David Balt, Élida Santos, Juliana Mogrão, Nayara Ferreira, Rodrigo Demécio e Sueli Aparecida Silveira Rodrigues de Jesus atuam em diversas áreas como terceiro setor, educação, cultura, artes, assistência social, psicologia, direito e poder público. As duas instituições laureadas são o Serviço Social da Indústria (Sesi) Rio Preto e a Associação de Reintegração Assistencial (ARA). Leia abaixo, detalhes da trajetória dos dez escolhidos.
A secretária da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de Rio Preto, Rafaella Moraes, ressalta o ineditismo de a cerimônia ser realizada na Casa SP Afro, inaugurada no último mês de junho, e reitera o convite a toda população rio-pretense. “É com muita alegria e honra que a Casa SP Afro sediará pela primeira vez a cerimônia do Troféu Aristides dos Santos, o qual homenageia pessoas e empresas, organizações e instituições que prestam relevantes serviços à comunidade negra, atuando no combate ao racismo e à desigualdade étnico-racial.”
A presidente do Conselho Municipal Afro, Claudionora Elis Tobias, destaca o trabalho desenvolvido pelos homenageados. “São pessoas que efetivamente lutaram de maneira incisiva para diminuir os impactos da desigualdade racial. São pessoas reais, rio-pretenses que atuam aqui, no nosso cotidiano, em todos os lugares e todos os espaços, na educação, judiciário, artes, nas ciências exatas, fazendo com que esse conhecimento se propague.”
O coordenador de Políticas para a População Negra da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Robson Silva Ferreira, deve participar da cerimônia.
Criado em 2006 pelo Conselho Afro e instituído pela Lei Municipal n°14.258/22, o Troféu Fidelidade Aristides dos Santos homenageia anualmente o trabalho de pessoas e entidades que lutam contra o preconceito e em prol da igualdade racial.
A láurea leva o nome de Aristides dos Santos, ilustre representante da comunidade negra rio-pretense. Entre as décadas de 1950 e 1960, atuava como oficial de Justiça no Fórum de Rio Preto, e foi nomeado comissário de menor (1959 – 1963), até que uma denúncia infundada o tornou o primeiro preso político da cidade, durante a ditatura militar, o que o levou a perder o cargo público. Antes disso, havia sido o primeiro negro a candidatar-se vereador na cidade. Atuou na fundação do Conselho Afro-brasileiro de São José do Rio Preto, no final dos anos 1980, sendo nomeado como presidente de honra do órgão, em 2006. Ajudou a fundar as entidades Marcílio Dias, Cruz e Souza, Ponte Preta e Associação Cultural e Recreativa Rio-pretense, voltadas para eventos da comunidade negra. Escreveu os livros “Pretos e Brancos: somos flores do mesmo jardim”, lançado em 1996, e “Aristides, retalhos de uma raça”. Morreu em 2013, aos 99 anos, deixando seu legado de quase um século de luta contra o racismo e em defesa da igualdade racial e da democracia.
ServiçoCerimônia de entrega do Troféu Fidelidade Aristides dos SantosData: 19 de novembro de 2024Horário: 19hLocal: Casa SP Afro Antônio PompêoEndereço: Avenida José Rodrigues Lisboa, 470, Jardim Santa Lucia.Localização: https://maps.app.goo.gl/q6uZLfVZpEtfazAs6
Veja a trajetória dos homenageados
Arte: Pedro Fiorani
Mín. 19° Máx. 29°