17°C 30°C
Indaiatuba, SP
Publicidade

Araçatuba faz testagem para infecções sexualmente transmissíveis

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inicia, em 26 de novembro, a 17ª Campanha Estadual “Fique Sabendo”, para ampliar o ace...

26/11/2024 às 11h01
Por: Redaçao Fonte: Prefeitura de Araçatuba - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Araçatuba - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de Araçatuba - SP

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inicia, em 26 de novembro,  a 17ª Campanha Estadual “Fique Sabendo”, para ampliar o acesso à testagem rápida de HIV e sífilis no município.

A campanha incentiva diagnóstico precoce, tratamento imediato e orientação do sexo seguro, através da prevenção combinada contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

A ação será realizada em todas as unidades básicas de saúde (UBS), no CAPS AD e no  Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além de ações externas, até 20 de dezembro de 2024, das 7h às 17h. Os exames são realizados por coleta de sangue da polpa digital, o que torna o processo ágil, com resultados em 40 minutos. 

Além disso, a campanha oferece outros serviços gratuitos à população, como:

COMUNIDADE: Clique aqui e receba as principais notícias de Araçatuba no seu celular

- Distribuição de autotestes de HIV, para quem preferir realizar a testagem em casa;

- Oferta de preservativos internos e externos e gel lubrificante, incentivando o uso de proteção durante as relações sexuais;

- Materiais informativos sobre a profilaxia pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP);

- Aconselhamento e orientação sobre ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), visando conscientizar e promover a saúde sexual da comunidade;

- Palestras sobre ISTs e Prevenção Combinadas, nas empresas e escolas, mediante agendamento.

O Departamento de Assistência Especializada destaca a importância da campanha para a saúde pública do município. “Todos os anos, celebramos em 1º de dezembro o Dia Mundial de Luta contra o HIV/AIDS, uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas, além de permitir que o público se informe e adote comportamentos preventivos, evitando a propagação de infecções e garantindo uma vida saúde à população em geral”.

Para mais informações, os munícipes podem entrar em contato com o Serviço Ambulatorial Especializado – SAE pelos telefones (18) 3622-3895/3623-5550.