A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) inaugurou nesta quinta-feira, dia 28/11, o Espaço do Autista Prefeito Edinho Araújo, dedicado exclusivamente para o atendimento dos alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) da rede municipal que são atendidos em contraturno escolar na instituição.
Em cerimônia com a presença de autoridades, professores, funcionários e alunos, a presidente da Apae, Madalena Volpe disse que a escolha do nome foi fácil, já que o Prefeito Edinho sempre fez muito pela instituição. “Edinho é uma pessoa muito querida por todos, inclusive pelas crianças que transbordam felicidade sempre que sabem que ele estará na nossa casa”, disse.
A coordenadora Suzane Heitor explicou que o novo espaço foi construído pensando nas atividades pedagógicas, de forma que a inclusão continue acontecendo de forma natural, respeitando as necessidades e as individualidades de cada aluno.
Foram construídas quatro salas para atendimentos e, uma delas é uma sala sensorial com som, cores, aromas e texturas que foram especialmente projetados para estimular os sentidos e promover o bem-estar e regulação de crianças autistas. “Este é um ambiente bastante acolhedor, que pode oferecer um refúgio para reduzir o estresse, controlar a ansiedade e organizar os estímulos de maneira personalizada”, explicou a coordenadora Suzane.
O Prefeito Edinho se disse muito feliz e honrado com a homenagem recebida. “Em todas as minhas gestões, seja como prefeito ou deputado, sempre fiz questão de estar ao lado da Apae. Acredito que é um dever apoiar instituições sérias que contribuem para apoiar não só as crianças que precisam de suporte, mas também as famílias”, acrescentou.
O evento também contou com a apresentação de um coral, composto por alunos da Apae. Estiveram presentes a secretária da Educação Fabiana Zanquetta, Rafaella Moraes, secretária da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, o juiz da Infância e Juventude Dr. Evandro Pelarin, o delegado Seccional Dr. Antônio Nascimento, o ex-presidente da Apae, Professor Chafic Balura e a delegada da Mulher dra. Dálice Ceron.
Mín. 21° Máx. 33°