Foi no sufoco! O São Paulo venceu o Ituano por 3 a 2, neste domingo (10), no estádio Novelli Júnior, pela última rodada da fase de grupos do Paulistão. Com o triunfo, o Tricolor garantiu a primeira colocação no Grupo D e se classificou para as quartas de final da competição. O gol da vitória são-paulina só saiu aos 52 minutos do segundo tempo, em cobrança de pênalti de Lucas. O resultado acabou rebaixando o Ituano para a Série A2.
Na próxima fase, o time do técnico Thiago Carpini vai enfrentar o Novorizontino, que venceu a Portuguesa por 2 a 0, também neste domingo, e terminou na vice-liderança na chave do São Paulo.
O jogo
A chuva que caiu em Itu pouco antes de começar a partida deixou o gramado do Novellli Júnior com algumas poças, e isso prejudicou as duas equipes no início do jogo, sobretudo o São Paulo, que não conseguia trabalhar a bola pelo chão.
Se não dava por baixo, o jeito era explorar as jogadas aéreas, e foi exatamente assim que o Tricolor chegou ao gol que inaugurou o placar. Aos 18 minutos, após cobrança de escanteio, Calleri desviou de cabeça e a bola sobrou para Ferreirinha, que, também de cabeça, mandou para o fundo das redes.
O gol do São Paulo não intimidou o Ituano, que foi para cima e chegou ao empate menos de dez minutos depois. Aos 26, Vinícius Paiva fez boa jogada pela direita e cruzou para o atacante José Carlos cabecear, sem chances para o goleiro Rafael: 1 a 1.
Mas ainda antes do intervalo, o time do Morumbi voltou a ficar em vantagem. Aos 35 minutos, Igor Vinícius invadiu a área pela direita e rolou para trás. Luciano bateu de esquerda e fez 2 a 1 para o Tricolor.
O São Paulo voltou para a etapa final com algumas mudanças. O técnico Thiago Carpini promoveu as entradas de Michel Araújo e Juan, que substituíram Bobadilla e Calleri. E com menos de 15 minutos, outra mexida: James Rodríguez entrou em campo no lugar de Ferreirinha.
Mesmo com as alterações, o ritmo do Tricolor caiu e a equipe passou a cadenciar a partida, já que o resultado garantia a classificação para as quartas. Mas, o castigo por não propor o jogo veio. Aos 43 minutos, após bate rebate na área, a bola sobrou para José Carlos, que bateu e empatou o jogo.
Mas ainda havia tempo para mais emoção. Aos 50 minutos, Juan foi derrubado na área e, após intervenção do VAR, o árbitro marcou a penalidade. Lucas foi para a cobrança, bateu no canto direito do goleiro Jefferson Paulino, fez 3 a 2 e colocou o Tricolor nas quartas de final.
Mín. 16° Máx. 27°