A criação de uma página especial, um extenso cronograma de cobertura do evento e a realização de uma exposição virtual são algumas das ações programadas pelaAgência Senadopara celebrar os 200 anos de criação do Senado Federal. Desde o início de fevereiro, a equipe daAgênciaestá mobilizada em um resgate histórico e jornalístico da data que marca a criação da Câmara Alta do Poder Legislativo brasileiro, com a primeira Constituição do país, outorgada pelo imperador dom Pedro I, em março de 1824.
A ação principal será a exposição virtualPalácios do Senado, com a reprodução das três sedes do Senado nos 200 anos de sua existência: Palácio dos Arcos, Palácio Monroe e Palácio do Congresso. A exposição trará maquetes digitais e fotos antigas e atuais, para contar à população a história de cada edifício, seus detalhes arquitetônicos e curiosidades. O lançamento está previsto para 6 de setembro.
Ao longo do ano, os principais marcos do Senado no tempo do Império e da República serão mostrados em reportagens especiais e edições do Arquivo S , produzidas a partir da pesquisa dos arquivos históricos e conversas com especialistas, com divulgação ainda neste primeiro semestre.
O lado institucional do Senado e sua importância serão tratados em uma série de webstories, a serem veiculadas até dezembro de 2024. O objetivo é explicar o que é o Senado, a sua composição e seu funcionamento dentro da estrutura democrática dos Poderes constituídos. Nesse contexto, o papel dos senadores também será destacado, suas atribuições e prerrogativas.
Os senadores que protagonizaram momentos importantes da história do país também serão lembrados em entrevistas com parlamentares mais antigos da Casa, ex-presidentes da República, figuras que despontaram no processo de redemocratização da política, e outros que integraram a Assembleia Constituinte de 1988.
Em abril, a Agência Senado fará o lançamento de um catálogo sobre o processo de produção da obra 8 de janeiro, do artista Vik Muniz. A peça foi produzida a partir dos destroços recolhidos na invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, que marcaram a história recente do país e da instituição.
Mín. 21° Máx. 33°