O senador Cleitinho (Republicanos-MG) comemorou, em pronunciamento nesta quinta-feira (14), a aprovação em Plenário da proposta de emenda constitucional que concede isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a veículos terrestres de passageiros com 20 anos ou mais de fabricação ( PEC 72/2023 ). O senador destacou a importância da medida para a população de baixa renda. A proposta, de autoria dele, será encaminhada para a Câmara dos Deputados.
Cleitinho defendeu que a isenção não vai incentivar a manutenção de carros antigos e ressaltou que o Estado não presta serviços de qualidade em troca do IPVA pago pela população.
— A gente tem que deixar isto bem claro: quem tem carro velho é pobre. Falam assim: "Mas aí ele não vai querer comprar um carro novo". Você está achando que, quando um pobre tiver a oportunidade de comprar um carro novo, ele vai deixar de comprar um carro novo só porque ele não está pagando IPVA? Quem faz isso é pão-duro, é rico. Quando ele tiver a oportunidade de comprar um carro novo, ele vai comprar. Isso não vai incentivá-lo a continuar com o carro velho — afirmou.
O senador também questionou a proposta do governo para regulamentação dos serviços de transporte por aplicativo. Para ele, o governo quer virar "sócio" dos aplicativos e dos motoristas nos lucros, arrecadando imposto, sem assumir outras responsabilidades.
Mín. 21° Máx. 33°