Guilherme Penin, Diretor de Regulatório da empresa Rumo, visitou no final da manhã desta quarta-feira, 7, o prefeito Edinho Araújo para anunciar uma série de obras que serão feitas em São José do Rio Preto, Mirassol e Cedral. A proposta, chamada de solução integrada, contempla a construção de viadutos, passarelas e obras de segurança para resolver os conflitos urbanos nas regiões impactadas pela ferrovia.
“Após uma análise profunda dos projetos apresentados e debatidos durante as audiências públicas, realizadas em Mirassol, Bady Bassitt e Cedral, recebemos um documento da Cetesb com vários apontamentos envolvendo o contorno ferroviário. A Companhia solicitou informações complementares de uma alternativa que mantivesse a realização de obras no traçado atual, considerando os impactos ambientais que um novo traçado causaria. Diante deste posicionamento técnico, optamos por realizar melhorias no traçado já existente, sem risco de judicializações de questões ambientais e fundiárias”, explicou Guilherme Penin.
O prefeito Edinho Araújo também mencionou o parecer da Cetesb, destacando que as mudanças irão contemplar já em 2024 uma grande parcela da população. “As soluções apresentadas são fundamentais para trazer mudanças a curto e médio prazo. A Rumo nos apresentou duas obras que serão iniciadas em 2024 e entregues dentro deste mesmo ano. A primeira uma passagem inferior para acesso dos moradores à Favela Marte e, a segunda, a construção de uma passarela e um viaduto no Jardim Conceição. São José do Rio Preto ficará ainda mais moderna e segura”, disse Edinho Araújo.
De acordo com documento técnico, vários pontos inviabilizaram o projeto do contorno após análises, como supressão de mais de 40 hectares de áreas nativas e áreas de preservação permanente, desapropriação de mais de 326 hectares, cerca de 155 propriedades seriam atingidas, interceptação de 21 corpos d´águas (trecho de rio, reservatório artificial ou natural lago), entre outros.
Os prefeitos de Cedral, Paulo Ricardo (Janjão), e Dr. Edson Ermenegildo (Mirassol), acompanharam os anúncios e discursaram sobre as soluções apresentadas. Ambos destacaram que é preciso pensar no coletivo do hoje, mas também na geração do amanhã.
De acordo com a Rumo, a proposta soluciona os conflitos entre cidade e ferrovia, sem a geração de novos impactos sociais e ambientais. Um conjunto de obras extenso, integrado, que vai separar completamente o tráfego ferroviário do cotidiano da cidade.
São 30 obras nos três municípios, substituindo os atuais cruzamentos em nível que existem na área urbana, eliminarão as interferências da ferrovia com o trânsito e não haverá mais a necessidade de buzina padrão. O investimento previsto para a execução das obras é de R$ 500 milhões em cinco anos, de 2024 a 2028.
O projeto atual contempla ainda vedação por muros e cercamento em toda faixa de domínio em área urbana. Serão mais de 95 quilômetros lineares de cercas e muros.
Rafael Vitalle, Diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, destacou que a agência estará acompanhando de perto todo o projeto. “As vistorias aconteceram e acreditamos que esse seja o melhor caminho. A ANTT foi com a Rumo ao Tribunal de Contas da União e inseriu esse novo projeto no contrato de concessão com a empresa. Essa, sem dúvida, será a obra mais emblemática e vamos olhar de perto”, disse ele.
Após os discursos, um vídeo com imagens 3D foi apresentado, com a maquete das duas obras que serão iniciadas ainda em 2024 na cidade de Rio Preto.
A reunião agendada pela Rumo foi acompanhada pelos secretários municipais, os vereadores Paulo Pauléra e Jorge Menezes, imprensa e assessores das pastas.
Confira algumas obras previstas no projeto de solução integrada:
Engenheiro Schmitt
Passarela - km 188+620
Av. Fernando Semedo - km 188+810
Escola Renascer
Viário e passarela - km 195+850
Centro
Rua Bernardino de Campos - km 199+158
Rua General Glicério - km 199+220
Viaduto Abreu Sodré - km 198+680
Viaduto Swift - km 198+639
Jardim Conceição
Passarela - km 201+090
Viaduto - 201+250
Favela Marte 3D
Passagem inferior
Continuação Av. Lécio Anawate
CEDRAL
Em Cedral estão previstas, resumidamente, as seguintes obras:
- 2 soluções para cruzamento em desnível de veículos e pedestres
- Aprox. 9 km lineares de muros e 11 km lineares de cercas
MIRASSOL
Em Mirassol estão previstas, resumidamente, as seguintes obras:
- 4 soluções para cruzamento em desnível de veículos e pedestres
- 7 passarelas de pedestres
- Aprox. 13 Km lineares de muros e 5 Km lineares de cercas
SOLUÇÃO INTEGRADA
O que é:
A solução integrada contempla a construção de viadutos, passarelas e obras de segurança para minimizar os conflitos urbanos nas regiões impactadas pela ferrovia.
Principais benefícios:
- Obras de menor complexidade, de efeito imediato, e que são realmente eficazes na solução dos conflitos urbanos.
- Menor risco de atraso nas obras por judicialização de questões ambientais e fundiárias diferente do contorno.
- Convivência harmônica com os planos de expansão dos municípios diretamente envolvidos com a ferrovia.
Status:
O pacote das obras já foi aprovado no Tribunal de Contas da União (TCU) e agora iniciará a fase de validação técnica pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Cronograma:
- As obras serão executadas até o ano de 2028 e devem totalizar aproximadamente R$ 500 milhões em investimentos.
- Em 2024, prioritariamente devem ser iniciados os trabalhos em São José do Rio Preto, na construção de uma passagem inferior para acesso à Favela Marte, na continuação da Av.
Lécio Anawate, e também na construção de viaduto rodoviário e passarela de pedestres no Jardim Conceição.
- Obs.: o cronograma detalhado de todas as obras será desenvolvido conforme o avanço dos projetos executivos de engenharia que serão elaborados no decorrer dos próximos meses.
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