Nesta sexta-feira, 1º/3, Dia Municipal da Luta contra a Dengue, a Prefeitura de Rio Preto realizou ações em toda a cidade para lembrar a data, que tem como objetivo mobilizar a sociedade para a importância do combate ao mosquitoAedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.
As ações foram realizadas pelas Secretarias de Saúde, Educação, Defesa Civil e Comunicação. Na Saúde, a equipe da Vigilância Ambiental realizou orientação casa a casa, nebulização, bloqueio e controle de criadouros e aplicação da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) em imóveis abandonados.
Já na Educação, foi realizada uma ação de rede, envolvendo todas as unidades escolares, para trabalhar o tema da dengue. As ações tiveram apoio dos agentes de saúde, que abordaram o assunto com os estudantes de forma lúdica, apresentando materiais e promovendo atividades práticas.
A Defesa Civil também participou do dia de mobilização, entregando panfletos de orientação em alguns semáforos da cidade. "A gente trabalha com três iniciativas: o elo com a polícia, as campanhas educativas e as redes sociais. Agora, vamos tratar do assunto no programa Defesa Civil na Escola", afirmou o diretor da Defesa Civil, Coronel Carlos Lamin.
O Dia Municipal da Luta contra a Dengue também foi trabalhado pela Secretaria de Comunicação Social, que produziu vídeos para as redes sociais e panfletos que contêm atividades lúdicas e umcheck listpara que os alunos e seus familiares vistoriem juntos suas residências, de forma semanal, anotando as datas e os locais vistoriados.
"Essa data vem ao encontro das mobilizações estadual e nacional, que reforçam as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes. Gostaria de lembrar ainda que a retirada de criadouros é a forma mais eficaz para que diminua a incidência de dengue e de chikungunya no nosso município", afirmou a gerente da Vigilância Ambiental, Camila Santana.
O Estado também marcou o Dia de Mobilização contra a Dengue para esta sexta-feira, 1º/3, enquanto o Dia Nacional de Mobilização está agendado para sábado, dia 2/3. Em Rio Preto, a Vigilância Ambiental continua com a nebulização neste sábado e BRI em escolas municipais.
No boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 1º/3, Rio Preto registrou 4.783 notificações por dengue em 2024, sendo 1.759 confirmadas e 1.362 descartadas. Outras 1.662 estão sendo investigadas.
Clique aqui para conferir o boletim completo.
No boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 1º/3, Rio Preto registrou 539 notificações por chikungunya em 2024, sendo 354 confirmadas e 105 descartadas. Outras 80 estão sendo investigadas.
Clique aqui para conferir o boletim completo.
Colaboração fotos: Sec. Saúde
Mín. 15° Máx. 28°