Nesta semana que antecede o Carnaval, a Secretaria de Saúde intensificou as ações de combate ao mosquitoAedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Além das visitas domiciliares realizadas pelos agentes de saúde, a nebulização também foi feita em 2,3 mil imóveis dos bairros Vila Diniz e Estoril.
A estratégia também incluiu a Borrifação Residual Intradomiciliar – BRI – em cinco imóveis abandonados da cidade, e a nebulização em locais de grande fluxo. A aplicação desse inseticida foi feita em seis hotéis, três salas VIP da rodoviária, aeroporto, terminais urbano, suburbano e rodoviário, recinto de exposições, sede do bloco Vasco, e as cinco unidades de saúde de urgência (UPAs).
Na próxima semana, as ações continuam com a BRI em imóveis abandonados e em escolas. No dia 17/2, o inseticida residual será aplicado em quatro escolas municipais do Estoril e São Francisco e, no dia 24/2, em quatro escolas no bairro São José do Rio Preto I. As visitas domiciliares dos agentes de saúde continuam de forma permanente.
Para quem vai viajar no Carnaval, é fundamental vistoriar a residência antes de sair para verificar a presença de criadouros do mosquitoAedes aegypti. Dessa forma, o munícipe deve realizar a limpeza em recipientes que possam acumular água, como pratos de vasos de plantas e bebedouros de animais, e descartar outros materiais inservíveis.
Fotos:Daniel Martins e Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto
Mín. 15° Máx. 28°