Na segunda-feira, 12/8, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Projeto Ninho do Bebê, promoveu o Simpósio Cidade Amiga da Criança – Proteção e Defesa de Direitos da Primeira Infância, em alusão ao mês da primeira infância. O evento foi realizado no teatro Paulo Moura e reuniu cerca de 500 pessoas.
Entre o público presente, estavam as equipes técnicas da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), profissionais da Saúde e Educação, conselheiros tutelares, trabalhadores das equipes de proteção social básica e especial da Assistência Social, representantes da rede socioassistencial inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de trabalhadores dos municípios da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) de Rio Preto.
Debater sobre os desafios da proteção social e defesa de direitos durante a primeira infância é primordial para ampliar o olhar dos profissionais das diversas políticas públicas, bem como do sistema de garantia de direitos, para com o trabalho social realizado com as famílias, cuidadores e os bebês nos primeiros anos de vida, como forma de prevenção de situações de risco social e violações de direitos.
Um dos pontos centrais do Simpósio foi a palestra e debate conduzidos pela psicóloga Lia Batista, que abordou o tema "TEA – Como impactar positivamente os investimentos nas políticas públicas". A especialista destacou a importância de investimentos direcionados e estratégias eficazes para a inclusão e proteção das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“As crianças com TEA vieram para nos ensinar, temos que aprender a respeitar a maneira que elas têm de ver o mundo”, disse a palestrante. Lia ainda ressaltou que “o trabalho que está sendo realizado em Rio preto com a Primeira Infância pode mudar a história das crianças”.
O evento proporcionou um espaço de reflexão e troca de experiências entre os profissionais, aprimorando as práticas de proteção e promoção dos direitos das crianças, com ênfase na primeira infância.
Mín. 16° Máx. 28°