O Projeto "Grandes Miniaturas" está revolucionando o aprendizado nas escolas municipais de Rio Preto ao unir arte, tecnologia e educação. Por meio da realidade virtual, os alunos têm a oportunidade de explorar dioramas (cenários tridimensionais) artísticos de maneira imersiva, enriquecendo sua experiência escolar.
O projeto, idealizado por Fernanda Santos Luna e Luah Miceli Poiani em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo na categoria de Produção de Obras Experimentais.
Por meio da proposta foi criada uma exposição itinerante de maquetes elaboradas pelo artista local Peranonimo (João Pedro Perassoli), que são exibidas nas unidades escolares tanto fisicamente quanto em ambientes virtuais.
As maquetes, que incluem representações do Mercado Municipal de Rio Preto e de uma antiga casa transformada em coletivo de arte, permitem que os estudantes se "miniaturizem" e interajam com os espaços em escala. "Queremos que os alunos vivenciem a arte de uma maneira nova e envolvente", afirma Luna.
O projeto contempla também a capacitação de professores, que participam de cinco sessões de experiências em realidade virtual. Durante esses encontros, que ocorrem em cada uma das cinco escolas selecionadas — EM Yolanda Ferrari Vargas, EM Paul Percy Harris, EM João José Féris, EM Ruy Nazareth e EM Cyrino Vaz de Lima —, os orientadores guiam os alunos na utilização dos óculos de realidade virtual para explorar os dioramas.
Para garantir que a experiência se prolongue, os professores interessados recebem treinamento e têm acesso às obras físicas e aos óculos, permitindo que continuem a atividade durante uma semana após a visita inicial.
"Grandes Miniaturas" enriquece o aprendizado dos alunos, mas também fomenta a criatividade e a apreciação artística nas escolas. Com a realidade virtual como aliada, o projeto transforma a maneira como os estudantes interagem com a cultura e a arte, preparando-os para um mundo cada vez mais digital.
Mín. 19° Máx. 29°