A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) segue promovendo mudanças estruturais e inaugurações de novos espaços para garantir que a população receba um atendimento mais acessível e humanizado. Em fevereiro de 2023, um dos principais avanços foi a inauguração do novo Centro de Convivência da Família (CCF), no bairro Cidadania, que visa fortalecer o convívio familiar e comunitário, promovendo atividades de integração e oficinas para diferentes faixas etárias.
A unidade é a segunda do município e atende uma demanda crescente por espaços que incentivem a interação comunitária e o desenvolvimento social. No mês de setembro, foram atendidas 101 pessoas no espaço do CCF Cidadania.
Em março de 2022, a Semas realizou mais um avanço significativo ao concentrar seus serviços em uma nova sede. Antes da mudança, os 10 departamentos da Secretaria estavam espalhados por três prédios diferentes, dificultando a comunicação interna e a integração dos serviços oferecidos. Com a transferência para um único local, a nova sede da Semas proporcionou uma melhoria nas condições de trabalho dos servidores e otimizou o atendimento à população.
Uma das medidas que reforçaram a melhoria contínua dos serviços socioassistenciais foi a separação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro e do Centro de Convivência da Juventude (CCJ), em abril 2022. Anteriormente, ambas as unidades funcionavam no mesmo prédio, o que impactava o fluxo e a dinâmica dos atendimentos. Com o CRAS Centro em um novo prédio, as duas unidades passaram a contar com espaços mais adequados para atender a comunidade, aumentando a qualidade do atendimento e garantindo um ambiente mais organizado e funcional. Já em outubro de 2024, o CRAS Centro mudou para prédio próprio. Foram atendidas 585 pessoas no CRAS Centro e 162 adolescentes e jovens no CCJ, em setembro deste ano.
Outro marco importante foi a inauguração do novo espaço do Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), em maio de 2023. As obras, realizadas pela Secretaria de Obras do município, contaram com um investimento superior a R$ 1,8 milhão, cobrindo uma área construída de 547 metros quadrados, em um terreno de aproximadamente 2.300 metros quadrados.
O novo complexo não apenas amplia o espaço, mas aprimora o atendimento, oferecendo espaço para higiene pessoal, guarda-volumes, lavagem de roupa, atendimento psicossocial, encaminhamento para acesso à alimentação, além de serviços essenciais como emissão de documentos e encaminhamento para benefícios, Unidades de Saúde, Balcão de Emprego e outras políticas públicas.
O local também facilita o encaminhamento dos usuários para os serviços de acolhimento do município visando a construção de novos projetos de vida e o processo de saída das ruas. No mês de agosto, 718 pessoas foram atendidas no Centro POP.
Além da inauguração de novos espaços e serviços, a Semas realizou importantes reformas, ampliações e mudanças em diversas unidades da Assistência Social para aprimorar a estrutura e as condições de atendimento. Em setembro de 2022, o CRAS Cidadania foi beneficiado com reforma e ampliação que garantem melhor qualidade dos serviços oferecidos à população. Em junho de 2023, o CRAS Belo Horizonte mudou para uma unidade com melhores condições de atendimento.
Em março de 2024, o CRAS Eldorado recebeu uma nova instalação em sede própria, enquanto o CRAS Lealdade e Amizade passou por uma ampliação do espaço. Em novembro de 2024, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) 2 e o Conselho Tutelar Sul mudaram para novas unidades com ambientes que proporcionam mais acolhimento às famílias atendidas.
Com o objetivo de ampliar o atendimento às famílias, gestantes e crianças em situação de vulnerabilidade, a Semas implantou, em maio de 2023, o Serviço Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), iniciativa pioneira na região de São José do Rio Preto. Este programa visa fortalecer os vínculos familiares e comunitários, promovendo o desenvolvimento motor e psicossocial das crianças nos primeiros anos de vida.
Além disso, busca prevenir situações de risco e possíveis violações futuras, ampliando o cuidado e atenção dedicados aos bebês e suas famílias em uma fase crucial para o desenvolvimento integral, desde a gestação. Além disso, todos os CRAS implantaram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 0 a 6 anos e seus cuidadores, com o objetivo de estabelecer atividades direcionadas ao fortalecimento de vínculos e orientação sobre o cuidado com a criança pequena através do brincar, da experiência lúdica e da vivência artística. No mês de agosto, 1.758 pessoas foram visitadas e 1.481 famílias receberam acompanhamento da equipe.
Mín. 19° Máx. 29°