No próximo domingo, 17/11, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), receberá a 8ª edição do Mutirão Pop Rua Jud e Ação de Cidadania, promovido pelo Poder Judiciário em parceria com a Prefeitura de Rio Preto.
Esta edição do evento foi anunciada durante reunião realizada nesta segunda-feira, 11/11, no gabinete do prefeito. O mutirão acontecerá das 8h às 12h, reunindo serviços essenciais para atendimento da população em situação de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade.De acordo com o prefeito Edinho Araújo, a iniciativa é uma grande oportunidade para fortalecer as políticas públicas de inclusão e cidadania. “Nosso objetivo é fazer com que essas pessoas se sintam acolhidas e tenham o suporte necessário para reconstruírem suas trajetórias”.
A iniciativa visa simplificar e facilitar o acesso a diversos atendimentos em um único espaço, garantindo apoio às necessidades básicas e aos direitos dessa população. Parcerias com diversas secretarias municipais, órgãos estaduais e federais, organizações da sociedade civil e universidades locais fortalecem e ampliam a oferta de serviços, que vão desde atendimento social e jurídico até cuidados com a saúde física e mental, além de documentação e orientação previdenciária.
A população atendida terá à disposição uma variedade de serviços, como a atualização e inclusão de cadastro para benefícios do governo federal, assistência jurídica, apoio psicológico, orientações para imigrantes, inclusão em benefícios previdenciários pelo INSS, cuidados com a saúde, balcão de emprego, entre outros.
Sobre as edições anteriores, o juiz da Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto, Dr. Evandro Pelarin, fez suas considerações. “De modo geral, podemos concluir que houve progressos. Os fluxos e encaminhamentos melhoraram imensamente. Além disso, nós também nos aproximamos bastante das secretarias, o que facilita e muito essa articulação”.
A equipe técnica do Centro POP, juntamente com os profissionais de Abordagem Social, estará presente para orientar e sensibilizar as pessoas em situação de rua, facilitando o acesso aos acolhimentos e encaminhamentos para serviços socioassistenciais e demais políticas públicas.
“Esse mutirão é uma articulação fundamental entre os serviços do município e o Poder Judiciário, trazendo resultados expressivos na integração da população em situação de rua com as redes socioassistenciais e políticas públicas municipais”, destacou Helena Marangoni, secretária de Assistência Social.
Participaram da reunião preparatória para o mutirão o prefeito Edinho Araújo; vice-prefeito Orlando Bolçone; juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, Dr. Evandro Pelarin; defensor público, Júlio Tanone; chefe de gabinete, Zeca Moreira; secretária de Assistência Social, Helena Marangoni; secretário de Segurança Pública, Cel. Luís Henrique Di Jacintho Santos; secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Pedro Pezzuto Júnior; secretária de Educação, Fabiana Zanquetta de Azevedo; secretário do Bem-Estar Animal, Diego Borges Lourenço; presidente da Empro, Julio Cesar Antonio Filho; presidente da Emurb, Rodrigo Juliano; a assessora especial da Secretaria de Saúde, Paula Sodré; e a médica do Consultório na Rua, Ana Marta Bonjardim.
Serviço8º Mutirão Pop Rua Jud e Ação de CidadaniaData:Domingo, 17/11Horário:das 8h às 12hLocal:Centro POP - Rua Jordão Reis, nº 1 – Centro
Mín. 19° Máx. 29°