No próximo domingo, 1º de dezembro, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São José do Rio Preto realiza a 1ª Cavalgada IPAA, no Instituto de Preservação Ambiental e Agrícola “Dr. Armando Casseb”. Serão 12 km de percurso dentro da área e preservação e usufruto da população rio-pretense.
A Cavalgada vai começar às 8h30 e os interessado em participar devem fazer inscrição, gratuitamente, através dos contatos Milisa Bittar, pelo telefone 17 99652-6717, e Marcelo Birolli, pelo telefone 99724-6123. São disponibilizadas 60 vagas.
“Trata-se de uma incursão da população nesse importante espaço de conservação ambiental hoje sob cuidado da Prefeitura. Especialmente para o setor agro, é uma maneira de fomentarmos o interesse na relação entre as pessoas e a natureza”, comenta o secretário da pasta, Pedro Pezzuto.
Após a caminhada, às 11h, a Comitiva Louca Saudade realiza uma tradicional Queima de Alho, celebrando a cultura caipira do Noroeste Paulista.
A 1ª Cavalgada IPAA é apoiada pelo Núcleo Mangalarga Noroeste Paulista, além de pela própria Comitiva.
Em 24 de novembro, o antigo Instituto Pena Agrícola (IPA) foi rebatizado de Instituto de Preservação Ambiental e Agrícola Dr. Armando Casseb – IPAA, num importante marco histórico e ambiental. Além de sua relevância educacional e social, a região abriga duas áreas de grande destaque ecológico: a Floresta Estadual e a Floresta Ecológica.
Localizado em uma área de 380 hectares, o Instituto desempenhou uma etapa tanto na ressocialização de detentos quanto na preservação ambiental da região. O IPA operava com um exemplo de trabalho agrícola, oferecendo aos detentos a oportunidade de se envolverem em atividades produtivas como cultivo de alimentos e manejo de áreas naturais. Após a desativação, em 28 de dezembro de 2010, o local ficou abandonado, até que em 2022 a área foi doada pelo Governo de São Paulo para a Prefeitura de São José do Rio Preto.
A nova identidade ressalta o compromisso da instituição de se aproximar ainda mais da comunidade e reforçar valores como saúde, sustentabilidade e integração social.
A novidade foi anunciada em evento que contou com a realização do 1º Eco Bike, que reuniu 700 ciclistas em passeio dominical. Colaboração: Jaqueline Barros
Mín. 22° Máx. 32°