Mais de 20 alunos da EM Álvaro Luiz Angeloni receberam óculos novos através do Programa Meu Novo Olhar, nesta sexta-feira, dia 8/3. O programa é uma parceria das secretarias de Educação e Saúde, com apoio da rede Mercadão dos Óculos, que foi lançado em outubro de 2023 com objetivo de diagnosticar crianças com dificuldades de visão, proporcionando tratamento e entrega gratuita de óculos.
O Prefeito Edinho Araújo, a secretária de Educação Fabiana Zanquetta, a coordenadora do Programa Saúde da Família, Tatiana Libório e o CEO da rede Mercadão dos Óculos, Gustavo Freitas, estiveram na escola para fazer a entrega dos óculos para os alunos que passaram pelo processo.
O trabalho começa com o teste de acuidade visual, com os agentes de saúde nas escolas. Quando identificada uma possível alteração, a criança é encaminhada para a UBS de referência e passa por consulta com especialista. Depois, a receita aviada é encaminhada para a rede Mercadão dos Óculos que oferece também a opção de escolha da armação para a criança, sem nenhum custo.
O Prefeito Edinho ressaltou a importância deste cuidado com as crianças. “Sabemos que qualquer alteração na visão prejudica muito o aprendizado. A dificuldade na concentração, dores de cabeça afetam o processo, por isso, este programa é fundamental para garantir o acesso aos óculos quando necessário”, disse.
Já a secretária Fabiana Zanquetta agradeceu a união dos esforços constantes para que tudo aconteça. “A observação e os cuidados dos professores ao perceberem qualquer sinal de dificuldade do aluno durante a aula já dá início ao processo. Esses olhares atentos e cuidadosos são fundamentais para que a identificação seja rápida”, afirmou.
A coordenadora do Programa Saúde da Família, Tatiana, pontuou sobre a satisfação em poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida dessas crianças. “Nossos profissionais estão todos os dias em contato com a população. É muito gratificante quando chegamos ao final de um processo alcançando os objetivos iniciais”, disse.
A mãe do aluno Davi Carvalho de Oliveira, Emilay Carvalho Vasconcelos, agradeceu a atenção dada no programa. “Graças a esses testes o meu filho foi encaminhado à UBS e identificado com ceratocone. Se não fosse por aqui, talvez eu demoraria muito tempo para saber e ele seria bastante prejudicado”, contou.
Denise Cristina de Brito, mãe de Davi Lucca, que também recebeu os óculos, ficou impressionada com a qualidade do produto. “Além de todo o cuidado com o teste e as consultas, o material que estão oferecendo é de excelente qualidade. Meu filho pôde escolher a armação do jeito e da cor que ele quis. Estamos muito felizes”, acrescentou.
O Programa Meu Novo Olhar já atendeu 21.789 alunos de 44 escolas municipais de Ensino Fundamental. Foram encaminhadas para consultas com oftalmologistas 2.588 crianças. Em oito escolas o processo já chegou à etapa final com a confecção dos óculos e, em 36 unidades escolares as crianças estão na fase de escolha das armações.
Neste ano, as secretarias de Educação e Saúde iniciaram o programa com as escolas de Educação Infantil. Os alunos de 1ª e 2ª Etapa estão passando pelos testes de acuidade nas escolas e em breve, serão agendadas as consultas com especialistas.
O evento na escola Álvaro Angeloni foi acompanhado pelo Deputado Estadual Itamar Borges e vereadora Karina Caroline, que destinaram emendas parlamentares para o Programa e também pelo vereador Jorge Menezes.
Mín. 15° Máx. 28°