A Prefeitura de Praia Grande permanece com o horário estendido até as 19 horas em cinco Unidades de Saúde da Família (Usafas). As unidades dos bairros Vila Sônia, Samambaia, Mirim I, Guilhermina e Forte funcionam das 8 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, desde o dia 1º de fevereiro.
Munícipes cadastrados em qualquer uma das 30 Usafas do Município podem se dirigir a essas unidades no período das 17h às 19h. O objetivo é proporcionar mais acesso à população, em especial aquelas pessoas que não conseguem acessar as Usafas no horário comercial.
No período em que as cinco Usafas estenderam seu horário de funcionamento, um dos serviços mais procurados é o de retirada de medicamentos. Os atendimentos médico e de enfermagem também têm gerado procura considerável pela população. Outra possibilidade oferecida aos munícipes é a retirada de guias de consultas, exames e cirurgias agendadas nos demais níveis de Atenção à Saúde do Município. As Usafas realizam ainda vacinação, curativo, medicação, entre outros serviços.
Importante destacar ainda que, ao chegar na Usafa, os pacientes devem passar pela escuta e acolhimento. A partir desta etapa é que são encaminhados para os atendimentos disponíveis na unidade.
Exames e odonto – A coleta de exames laboratoriais nas Usafas permanece no horário atual, ou seja, a partir das 7h30. O atendimento odontológico também segue mantido no mesmo horário, das 8 às 17 horas.
Estudos e dados – A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande efetuou diversos estudos e análise de dados até a definição dos nomes das Usafas Vila Sônia, Samambaia, Mirim I. Guilhermina e Forte.
“Essas Usafas se tornaram polos em suas regiões para este atendimento ampliado. A análise dos dados de atendimentos dos setores de Atenção Primária e também de Urgência e Emergência foi determinante para a definição desses locais”, disse a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.
Urgência e emergência – A Sesap reforça que os casos mais agudos e urgentes, que exigem atendimento médico imediato, devem ser direcionados para o Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina, ou para as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Samambaia e Quietude.
São exemplos de situações que demandam atendimento nesses equipamentos: febre alta, fraturas e cortes com sangramento, infarto e derrame, queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura, cólicas renais, falta de ar intensa, crises convulsivas, dores fortes no peito, queimaduras, choques elétricos, vômito constante.
Mín. 15° Máx. 28°