A Central de Monitoramento de Operações da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) somou mais de 85 mil ocorrências atendidas em 2023.
Cerca de 60,6% do total de atendimentos envolve ocorrências gerais, como operações de trânsito e transporte. Foram 51,6 mil atendimentos nessa categoria, como blitze de fiscalização, reserva de vagas e intervenção após derramamento de óleo na via.
A atuação dos agentes para salvar vidas também se destaca. A operação do trânsito em casos de sinistros fatais, com vítimas, sem vítimas e atropelamentos alcançou 2.067 atendimentos. Já as ocorrências extraordinárias, como alagamentos, manifestações e quedas de postes nas vias, somaram 1,6 mil acionamentos.
O monitoramento prestado pelos agentes a obras e eventos alcançou 13,7% do total de ocorrências – 11,6 mil. A fiscalização de estacionamentos irregulares alcançou 4,2 mil ocorrências.
Completam o balanço apoios prestados em pontos que apresentam lentidão de trânsito (1,5 mil), semáforos inoperantes (2,2 mil), veículos quebrados (2,6 mil), falhas na via (3,7 mil) e os acionamentos de guinchos para remoção de veículos (3,8 mil).
A Divisão de Operações da Emdec integra a CIMCamp (Central Integrada de Monitoramento de Campinas), implantada em julho de 2006, que reúne no mesmo espaço agentes da mobilidade urbana, profissionais da Guarda Municipal, Sanasa e Defesa Civil. A CIMCamp conta com 235 câmeras para o monitoramento em tempo real.
“A Central de Operações da Emdec gera diversos dados sobre a dinâmica do trânsito, importantes para o planejamento da mobilidade no município”, destaca o coordenador da Central de Monitoramento de Operações, Marcelo Doque
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