A Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial e o Conselho Municipal Afro (CMA) de São José do Rio Preto participam neste sábado, 23/3, do evento Mulheres na Praça, das 8h às 12h, na Praça Rui Barbosa, região central da cidade.
O Mulheres na Praça é uma iniciativa inovadora e inclusiva, que reúne poder público e sociedade civil organizada, com instituições, organizações e coletivos. A ação integra o Projeto Aurora, que tem por objetivo “promover ações diversificadas no mês de março, que tragam reflexões e conscientização sobre os desafios relacionados ao alcance da igualdade de gênero e o combate à violência contra as mulheres”.
A Secretária da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial estará com equipes técnicas – psicólogas e assistentes sociais – referentes às três políticas da pasta, para fornecer informações e orientações em relação a direitos e serviços prestados pelo município. “É maravilhosa a oportunidade de estar na praça, conversando com pessoas, mostrando nossos serviços”, afirma a secretária Maria Cristina de Godoi Augusto.
Já o Conselho Municipal Afro (CMA) fará leitura de textos e poemas às mulheres com Beta Cunha e apresentação musical com Elis Bohrer. Segundo a presidente do colegiado, Claudionora Elis Tobias, além de trazer esse viés cultural, o órgão estará lá como defensor da garantia de direitos das mulheres negras. “Precisamos ter um olhar atento e cuidadoso para a questão do recorte racial, pois não temos como combater a violência contra a mulher se não fizemos esse recorte, se não pensarmos nessa mulher negra que, por muitas vezes, é esquecida e que está abaixo na pirâmide. Então, o CMA está ali para preservar esse direito e fazer com a que sociedade entenda que ela tem direitos e garantias que precisam ser preservados."
Durante o Mulheres na Praça, serão prestados atendimentos e orientações nas áreas jurídica, cultura, de saúde e social. Entre os serviços oferecidos às mulheres, estão previstos registro de boletim de ocorrência, realização de exames, massagem nas mãos, maquiagem, designer de sobrancelha, quickmassage, biblioteca móvel com doação de livros, oferta de cursos de capacitação, doação de roupas e acessórios, auxílio na elaboração de currículos, orientação sobre benefício previdenciário, entre outros serviços.
São realizadores da ação a Promotoria de Justiça de Enfrentamento à Violência Doméstica de Rio Preto, Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo Rio Preto, OAB, Prefeitura, Instituto Roka, Projeto Man e Vara de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de São José do Rio Preto (TJ/SP).
“O Mulheres na Praça é um movimento que visa valorizar as mulheres e destacar sua importância na nossa sociedade. Elas precisam sentir que não estão sozinhas na luta pela igualdade de gênero, pelo respeito, pelo direito de dizer não, pelo direito de serem ouvidas”, afirma a promotora de Justiça Heloísa Gaspar Martins Tavares, titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar de São José.
“É uma ação transformadora! Ao nos reunirmos, celebramos não apenas nossa individualidade, mas também nossa força coletiva como mulheres. É um momento para nos conectarmos, trocarmos experiências e nos apoiarmos mutuamente em nossas jornadas, além do acesso a diversos serviços de assistência, sem burocracia e de forma gratuita”, diz Daiana Pessoa, coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da OAB Rio Preto e líder de comunicação do Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo Rio Preto.
ServiçoMulheres na PraçaData: 23 de marçoHorário: 8h às 12hLocal: Praça Rui Barbosa, Centro
Mín. 15° Máx. 28°