A cidade de Rio Preto ganhou a escola municipal de número 140 na manhã desta sexta-feira, dia 22/3. Instalada no bairro Laranjeiras, região norte da cidade, a EM Zanoni Batista de Azevedo tem capacidade para atender até 250 crianças de 0 a 5 anos.
A escola recebeu investimento de R$ 6.329.772,82 para a construção. São oito salas de aula, uma sala multiuso, refeitório, banheiros, pátio, área de serviço e espaço verde. A unidade respeita todas as normas de segurança e acessibilidade, inclusive com banheiros adaptados.
O Prefeito Edinho Araújo participou da cerimônia que contou com a apresentação da Banda Regimental da Polícia Militar e a presença de familiares do patrono da escola, Zanoni Batista de Azevedo e pais de alunos matriculados na escola.
“Um dos meus objetivos impostos pelo Prefeito desde quando assumi a secretaria foi de cuidar das escolas em todas as regiões da cidade. Esta é a quinta escola que inauguramos neste governo, teremos ainda mais uma neste mês e duas outras que estão em construção”, disse a secretária Fabiana, que também é filha do homenageado que dá nome à escola.
O Prefeito Edinho relatou a história profissional que Zanoni construiu junto ao DER, com quem teve convívio principalmente durante seus mandatos como deputado. “Ele nos deixou muitas histórias e muitos feitos, inclusive como educador. É muito gratificante chegar em uma escola e encontrar uma estrutura como esta, que oferece conforto e segurança para nossas crianças”, pontuou.
Luana Silva Alécio, mãe de Noah, um dos primeiros alunos matriculados na escola, falou em nome de todos os pais de alunos e agradeceu a entrega da unidade para o bairro. “Esta creche representa mais que um espaço de cuidar. Aqui é o lugar onde nossos filhos vão crescer e construir memórias”, disse.
A diretora Lúcia Elena de Almeida contou sobre o desafio e a alegria em assumir uma escola nova. “Desde quando chegamos, no início de fevereiro, estamos todos os dias transformando paredes em escola. Queremos construir um laço junto à comunidade e contribuir para o crescimento de desenvolvimento de cada criança que estiver aqui”, afirmou a diretora.
Representando a família do homenageado, o filho Victor Batista de Azevedo, fez uma homenagem ao pai, Zanoni, relembrando o quanto os estudos eram importantes para ele. “É uma alegria imensa ter o nome do meu pai eternizado em uma escola, pois durante toda nossa infância e juventude, ele nos passava essa relação, de que só teríamos boas oportunidades a partir dos estudos. Ele deve estar muito feliz com a homenagem, era um homem que adorava as crianças e amava ensinar”, finalizou.
A cerimônia de inauguração da escola contou com a presença do deputado estadual Itamar Borges, do chefe de gabinete Zeca Moreira, dos secretários Mário Soler (Comunicação), Fábio Marcondes (Esportes) e Cel. Luís Henrique Di Jacintho (Segurança Pública). Também estiveram presentes o comandante Aurélio, da Guarda Civil Municipal e os vereadores Cel. Jean Charles, Bruno Marinho e Jorge Menezes.
Zanoni Batista de Azevedo nasceu na cidade de Campina Verde (MG) em 18 de agosto de 1949, filho de Francisca Pinto de Azevedo. Foi licenciado em Matemática (1979) e bacharel em Engenharia Civil (1985) com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1990). Em 1965, aos 16 anos, começou a trabalhar como servente no Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), vinculado ao Ministério dos Transportes, atual Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), onde se aposentou em 1995 como chefe do Núcleo de Engenharia Rodoviária na Unidade Local (UL) de São José do Rio Preto.
Nos anos 1980 ministrou aulas de matemática e desenho geométrico em escolas da rede pública estadual. Em 1995 assumiu concurso público para o cargo de Engenheiro Civil no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão subordinado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo, onde consolidou sua carreira profissional atuando como diretor técnico de serviços e chefe da residência de conservação de São José do Rio Preto (DR.9/RC9.3) e Jales (DR.9/RC9.4).
Acompanhou diversas obras e serviços de pavimentação e conservação de rodovias. Atuou ativamente na fiscalização de venda de bebidas alcoólicas (Lei Seca) e na implementação da Unidade Básica de Atendimento (UBA). Foi membro do Comitê de Bacia Hidrográfica Turvo/Grande desde 1995 (instalação).
Casou-se com Waldeci Aparecida Zanquetta de Azevedo, com quem teve três filhos: Fabiana, André e Victor.
Faleceu em 24 de março de 2022.
Mín. 15° Máx. 28°