Nesta sexta-feira, 22/3, coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental da rede municipal participaram do 1º encontro de acompanhamento do ano, realizado no Complexo da Swift de Educação e Cultura.
A gerência de capacitação da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou reuniões de formação continuada onde os coordenadores foram divididos em pequenos grupos de acordo com as características de cada escola.
No encontro com os formadores, os grupos discutiram e analisaram as práticas realizadas dentro das unidades escolares, como explica Juliana Audi, gerente de capacitação da SME. “As reuniões de polo com os coordenadores pedagógicos são importantes para o acompanhamento da consolidação das práticas dos professores nas escolas”, diz ela.
Na unidade escolar, o coordenador pedagógico deve acompanhar como as práticas são desenvolvidas dentro das salas de aula e é justamente isso que é analisado pelos formadores na Swift. Na primeira reunião do ano o tema foi a matemática onde foram abordados conceitos de construção do número pela criança e resolução de problemas.
Em 2024, algumas escolas terão acompanhamento “In Loco”, em que o formador irá até a unidade escolar junto com o coordenador pedagógico para acompanhamento dos professores em sala de aula. “Toda essa formação visa proporcionar ao coordenador pedagógico um planejamento, de como entrar dentro da sala, de como acompanhar o professor, como ajudá-lo, como manter o foco e como realizar o acompanhamento das aprendizagens”, diz a gerente de capacitação.
As reuniões de polo têm essa característica de olhar para o que acontece dentro da unidade e como o coordenador, que é um formador local, atua. Um suporte para garantir que as práticas pedagógicas estejam alinhadas com as necessidades das escolas. O trabalho em equipe contribui para a qualidade do ensino e o sucesso desse processo só traz benefícios para a comunidade escolar.
Fotos:Cristiano Furquim/Secretaria de Educação
Mín. 15° Máx. 28°