O Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria de Trânsito e Transportes de Rio Preto realizou, em diferentes bares da cidade, o experimento socioeducativo “Volte Bem”. A ação, que ocorreu durante as quatro noites de Carnaval, teve como principal objetivo reforçar a importância de jamais misturar bebida alcóolica e volante.
O casal de atores Mayara Martinelli e Tiago Lima simulou uma discussão acalorada na qual ele, visivelmente embriagado, exigia as chaves do carro para deixar o local dirigindo. Preocupada, ela pedia para o companheiro não guiar naquela situação.
Assim que os dois percebiam ter ganhado os olhares e as reações de todos os presentes – curiosos, assustados ou até indignados –, e a mensagem educativa era passada de forma alegre e extrovertida.
Ao final, a equipe do departamento distribuía a todos os presentes leques contendo mensagens a respeito das melhores condutas a serem adotadas com o objetivo de evitar acidentes de trânsito.
“É uma campanha que visa chamar a atenção das pessoas para a importância de ser responsável. Não custa nada dar as chaves para quem não bebeu dirigir ou até mesmo chamar um carro de aplicativo. O que não dá mesmo é para misturar bebida e direção”, comenta Natália Curti, coordenadora de campo do departamento.
No total, foram visitados oito bares, sendo dois por noite – sexta-feira, sábado, domingo e segunda-feira. Colaboraram com a ação: Bar do Chefe, Bar do Roberto, Canecão, Chico Barrigudo, Coxits, Likes (unidades 1 e 2) e Vila Dionísio.
"O balanço da ação é muito positivo. As pessoas alcançadas certamente comentaram com outras e assim a gente cria uma corrente do bem para debater o assunto segurança no trânsito", resumiu o engenheiro Pedro Romeiro, coordenador-geral do Departamento de Educação para o Trânsito.
Mín. 15° Máx. 28°