Neste mês de março, em que é celebrado o Dia Mundial da Água, diversas atividades pedagógicas são realizadas nas escolas municipais da rede com o objetivo de envolver a comunidade na proteção desse recurso essencial para a vida humana e para o planeta.
No Escola Fundamental EM Profa. Lydia Sanfelice, do Jardim Bela Vista, a professora Natali Roberta de Moraes Zancheta, desenvolveu com os alunos do 5º ano um “Lap Book” com informações pertinentes ao tema.
“Lap Book” é um tipo de livro que se desdobra em várias camadas, revelando surpresas educativas a cada aba aberta, bolso explorado ou envelope desvendado. Uma ferramenta lúdica que serve de revisão do conteúdo e que consiste em uma atividade interativa que aumenta o protagonismo da criança na hora de ler os conteúdos expostos no material.
Os estudantes também relembraram o ciclo da água, como ela se apresenta nos diferentes estados físicos e suas mudanças. Por fim, escolheram cinco atitudes para o uso consciente da água e maneiras de economizá-la.
Já na Educação Infantil, a EM Profa. Elvira De Guzzi Ribeiro, foi colocado em pauta as questões que envolvem os recursos hídricos e os professores conversaram com os alunos, da Etapa I e II, sobre a importância da água.
O ponto alto do trabalho foi quando as crianças dançaram ao som de músicas sobre essa temática. No repertório, canções como “Naturágua”, “Chuva, Chuvisco, Chuvarada” e “De Gotinha em Gotinha”.
Quem também aproveitou para conscientizar as crianças sobre a importância da água, foi o pessoal da equipe da Creche Irmã Julieta. Lá as atividades foram brincar com bolhas de sabão, que estimula a coordenação motora e visual.
Também trabalharam com os pequenos os movimentos corporais, que ajudam na percepção e atenção, nos movimentos dos músculos faciais e labiais. Brincadeiras com água que proporcionam uma sensação de bem-estar e prazer para as crianças.
Mín. 15° Máx. 28°