O Procon de São José do Rio Preto deu início a uma investigação para apurar a conduta de seguradoras de veículos. A apuração se baseia em reclamações recebidas pelo órgão, que indicam a possível utilização de peças recondicionadas ou não originais nos reparos. Também será investigada a possibilidade da prática de preços abusivos, caso as empresas tenham cobrado valores mais altos, mesmo utilizando peças de segunda mão.
A averiguação é amparada pela Portaria de Abertura de Procedimento Preparatório de Apuração número 1/24, a ser publicada no diário oficial nesta quinta-feira, 4/4. O documento cita nove seguradoras e afirma que as empresas podem estar induzindo os consumidores ao erro, caso estejam utilizando peças não originais nos reparos.
A portaria determina, também, a criação de um Núcleo de Atendimento Especial e Extraordinário para atender reclamações de consumidores que relatem ser vítimas dessa prática. O núcleo dará prioridade ao processamento administrativo dessas reclamações.
A investigação inclui ainda a notificação das principais oficinas de funilaria e pintura da cidade de São José do Rio Preto para que prestem esclarecimentos sobre o uso de peças recondicionadas nos reparos de veículos. Nesta terça-feira, 2/4, a diretoria executiva do Procon Rio Preto se reuniu com representantes de oficinas de funilaria, como parte dos procedimentos.
"O Procon está atento às práticas abusivas que podem estar sendo cometidas pelas seguradoras e, por isso, iniciamos esta investigação, de modo a proteger o consumidor”, afirma o diretor do Procon de Rio Preto, Jean Dornelas.
Consumidores que acreditam ter sido vítimas da utilização de peças recondicionadas ou não originais em seus veículos devem procurar o Procon de Rio Preto (veja os canais de serviço abaixo). É importante apresentar toda a documentação relacionada ao sinistro, como o contrato de seguro, a ordem de serviço da oficina e as notas fiscais das peças utilizadas.
Sede: o Procon Rio Preto fica na Rua Silva Jardim, 3604, bairro Santa Cruz. O atendimento vai de segunda a sexta-feira, das 9h as 16h, com distribuição de senhas até 15h30. Também é possível receber atendimento pelo WhatsApp.
Telefones:(17) 3235 6880/ 3233 -9527WhatsApp:(17) 99627-0528
Mín. 15° Máx. 28°