A Secretaria de Saúde e a Unilago participaram nesta quinta-feira, 4/4, do Comando de Saúde - Pressão Arterial, da Polícia Rodoviária Federal, na base da Corporação na BR-153, sentido Bady Bassitt. Na ação, a PRF parou caminhoneiros para verificar a documentação e as condições do veículo, enquanto a equipe de saúde prestou atendimentos diversos aos motoristas.
Uma equipe de imunização da Secretaria vacinou os caminhoneiros contra a gripe, já que eles são um dos grupos prioritários da Campanha. Foram 51 motoristas vacinados na ação. Já a equipe do Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis distribuiu autotestes de HIV, preservativos, e orientou sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis - ISTs.
Com a equipe de professores e alunos de enfermagem e nutrição da Unilago, os caminhoneiros puderam aferir a pressão arterial, medir a glicemia e passar pelo teste antropométrico, que avalia peso corporal, altura, dobras cutâneas e circunferências.
Para o chefe de delegacia da PRF de Rio Preto, Daniel Mataragi, a ação foi positiva. "Para a PRF, foi muito gratificante receber o apoio de pessoas tão qualificadas nessa ação. Atingimos todos os objetivos, até mais que os objetivos, porque inicialmente a gente solicitou para as duas entidades algumas verificações de saúde para esses motoristas, para esses profissionais tão importantes. No entanto, tanto a Secretaria de Saúde quanto a Unilago ofereceram muito mais do que a gente inicialmente pensava."
Vacinação contra gripe
A vacina contra a gripe está disponível em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS Jaguaré/João Paulo II, o horário é ampliado até as 18h30, e na UBS Solo Sagrado, até as 19h.
No momento, a vacina na rede pública está disponível para grupos prioritários, que são: idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas em situação de rua, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, povos indígenas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens de 12 a 21 anos em medida socioeducativa.
Balanço
A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou no dia 23/3 e segue até 31/5. Até o momento, a cobertura vacinal da campanha está em 9,48%. Dos grupos com meta de vacinação, os idosos estão com cobertura vacinal de 10,61%, as gestantes, 8,02%, as crianças, 5,98%, e as puérperas, 3,89%.
Mín. 15° Máx. 28°