Na manhã desta quinta-feira, 4/4, cerca de 83 profissionais, entre diretores de escola, coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino e equipe técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), estiveram reunidos por meio de uma videoconferência com representantes da Fundação Vunesp.
O encontro formativo foi para tratar de questões sobre a Avaliação Diagnóstica em Rede, que será aplicada em Rio Preto, nos dias 10 e 11 de abril. A aplicação é uma prática realizada desde 2021 para cerca de 21 mil alunos de 1º ao 9º ano das 45 escolas que atendem os alunos do Ensino Fundamental.
O objetivo é mensurar o desempenho e o nível de aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino e, com isso, traçar estratégias pedagógicas, entender o progresso dos alunos e identificar áreas que precisam de atenção.
A proposta da Avaliação Diagnóstica em Rede é que cada unidade escolar tenha dados e analise o seu resultado para planejar ações, situações didáticas para que esse aluno avance. E que a Secretaria possa definir estratégias de formação continuada para professores e gestores, assim como estabelecer políticas públicas com o objetivo de oferecer educação de qualidade.
A avaliação consiste nos componentes curriculares língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
Mín. 15° Máx. 28°