A Secretaria Municipal de Educação (SME) deve concluir nesta sexta-feira, 5/4, a primeira Avaliação de Fluência Leitora do ano letivo de 2024. Nesta primeira fase, a ação tem como público-alvo 3.405 alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental de 39 escolas municipais de Rio Preto.
A avaliação da fluência visa verificar a capacidade do estudante de ler palavras e textos adequados à sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado.
“O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem várias frentes. Uma das frentes é a avaliação de fluência leitora, que é um dos primeiros passos que a gente está dando em questão de diagnóstico. O objetivo principal do programa é a alfabetização de 100% das crianças ao final do segundo ano”, explica a coordenadora de Políticas Públicas e responsável pelo Departamento de Ensino na rede municipal, Leandra Justo Herrera.
A avaliação da fluência leitora é feita por meio de um teste. Os professores das salas de 2º ano acessam o aplicativo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), que grava a leitura dos alunos e agiliza o acesso aos resultados.
As crianças têm acesso a textos pré-definidos e são consideradas leitoras fluentes aquelas que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.
“Avaliação de fluência vem por meio de uma plataforma onde o professor baixa um aplicativo no celular da unidade escolar ou no seu próprio celular e aí a criança tem lista de palavras e um pequeno texto onde ela lê e o sistema vai gerando essa avaliação. Ao término de todos esses áudios sincronizados a plataforma envia ao professor aquele aluno que está na fase de pré-leitor, leitor e de leitor fluente. Isso ajuda a diagnosticar e ver quais estudantes precisam de um trabalho efetivo de fluência leitora”, informa Leandra Herrera.
O projeto Compromisso Nacional pretende assegurar e garantir que 100% das crianças matriculadas estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental. Até então, o PNE (Plano Nacional de Educação) estipulava que os alunos alcançassem esta meta ao final do 3° ano.
A primeira fase da avaliação de fluência na rede municipal de ensino termina nesta sexta-feira, 5/4, e até o momento 97% das escolas já estão em processo de finalização dos dados com um total de 2.508 estudantes avaliados.
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