A Casa SP Afro Brasil está em fase final de construção em Rio Preto. Além dos vidros, que precisam ser colocados, está em processo de finalização o acabamento da parte elétrica e hidráulica e da pintura. O novo espaço está sendo erguido na Região Norte da cidade e oferecerá serviços, programas e orientações em áreas como empreendedorismo, educação, saúde, cultura e economia criativa, justiça e cidadania, esporte e lazer.
“Quando falamos em acabamento da parte elétrica, diz respeito à colocação de fiação e luminárias. Na parte hidráulica, é assentamento de louças e metais. Estamos empenhados em terminar a obra até meados de maio”, afirma o engenheiro responsável pela obra, Rafael Batista Casella Junior, da RAC Construções Rio Preto.
A presidente do Conselho Municipal Afro (CMA), Claudionora Elis Tobias, esteve no local para verificar o andamento da obra. “A Casa SP Afro Brasil é uma iniciativa que está alinhada aos objetivos da Década Internacional de Afrodescendentes, proclamada pela Assembleia Geral da ONU, e tem como temas o reconhecimento, a justiça e o desenvolvimento. O espaço tem como objetivo o reconhecimento e a valorização da história e da cultura afro-brasileira, a promoção de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico, a justiça e o enfrentamento ao racismo religioso, institucional e estrutural”, afirma Claudionora. A visita contou com a presença do também conselheiro Sandro Conde Arcanjo Dias, representante da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de Rio Preto.
A responsável pelo Departamento de Promoção da Igualdade Racial (Depir), Márcia Grassiano, ressalta a importância do projeto para a luta contra o racismo na cidade. “A Casa Afro vem para somar ainda mais na luta contra o racismo e todas as formas de preconceito. Será um espaço com atendimento psicossocial, valorizando a cultura afro-brasileira. Faremos cursos e oficinas a respeito da temática, mas também sobre questões profissionais e outras. O local estará aberto à visitação para tirar dúvida e as pessoas conhecerem um pouquinho mais sobre o que é a cultura afro-brasileira e entender que, quando nos calamos, somos coniventes com o racismo.”
Após a entrega, tanto o Depir quanto a Galeria Aristides dos Santos, composta por quadros que homenageiam pessoas negras que lutam contra o racismo e em prol da equidade racial na cidade, serão transferidos para a Casa SP Afro Brasil.
O projeto da casa contempla salas multiuso, área de eventos, espaço verde, bicicletário, entre outros ambientes, em área total de 1,2 mil metros quadrados. O valor da obra ultrapassa R$ 970 mil. A contrapartida da Prefeitura é a doação do terreno e o custeio do centro após a entrega. A Casa SP Afro Brasil de Rio Preto fica na Avenida José Rodrigues Lisboa, no cruzamento com a rua Oscar Corrêa de Godói, nas proximidades do Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile, na Região Norte.
Mín. 15° Máx. 28°