O professor Danilo Ferrari, membro da equipe de formação da Secretaria Municipal de Educação (SME) e responsável pelo projeto Giro na História, foi convidado a ministrar palestra no Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Rio Preto (IHGG).
O encontro foi realizado na noite da última segunda-feira, 8/4, no auditório do Plaza Design localizado no Shopping Plaza Avenida e contou com o apoio do Núcleo Negro da Unesp e do Projeto Unesp de Educação de Jovens e Adultos.
O professor formador da SME explicou aos presentes – professores, alunos e historiadores – como surgiu o projeto Giro na História e como é feita a produção dos materiais didáticos sobre a cidade de São José do Rio Preto.
Sob a coordenação dos professores Danilo Ferrari, Caio Ferreira e Bruna Gaspar, o projeto patrocinado pela SME contempla lugares de memória da cidade que fazem parte da história de Rio Preto e todas as escolas municipais de Ensino Fundamental têm acesso ao conteúdo.
“Eu costumo dizer que a gente às vezes vive no modo automático, a gente anda pela cidade, a gente passa pela rua Pedro Amaral, pela rua Independência e muitas vezes não consegue identificar quem são os atores, quem são essas personalidades que dão nomes às ruas. Então, quando se fala do Giro na História é justamente isso, contar um pouquinho sobre esses nomes tão simbólicos que a gente se depara na cidade. O instituto, mais conhecido como IHGG, tem esse papel”, explica o arquiteto Kedson Barbero, responsável pela organização do evento.
O IHGG, instituição sem fins lucrativos aberta para toda a população, tem o papel de trazer conhecimento aos seus associados e realiza reuniões mensais seguidas sempre de uma palestra. Segundo Barbero, esses encontros fazem parte dos projetos voltados para cultura, educação e, principalmente, para a preservação da história de Rio Preto.
O projeto da SME, 'Giro na História', é reconhecido com o Selo Saberes Históricos, atribuído pelo Fórum Saberes Históricos, formado por representantes da comunidade historiadora brasileira. O selo é um sinal de reconhecimento atribuído a: práticas de divulgação de saberes ou produções de conteúdo histórico ou historiográfico; realizadas em redes sociais ou mídias digitais, voltadas para públicos mais amplos e diversificados; comprometidas com valores científicos e éticos. O material está disponível à comunidade no canal da SME .
Mín. 15° Máx. 28°