A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou nesta quarta-feira, 10/4, a aplicação da Avaliação Diagnóstica em Rede, que tem como objetivos identificar e analisar a aprendizagem dos estudantes, bem como planejar estratégias de intervenção a serem adotadas, tendo em vista o compromisso do município com a educação de qualidade.
As questões são elaboradas por uma curadoria a partir de um rol de habilidades condizentes com a proposta curricular do município e adequada para cada ano avaliado. Participam do exame cerca de 21 mil alunos matriculados nas escolas municipais do ensino fundamental de Rio Preto.
Durante dois dias, o trabalho envolve diretores de escola, coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino, equipe técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME) e equipe da Fundação Vunesp, que é a responsável pela aplicação da avaliação.
Na quarta-feira, os primeiros, segundos e terceiros anos da rede fizeram avaliação de língua portuguesa. Quarto, quinto, sétimo e oitavo anos as avaliações de língua portuguesa e ciências humanas. Na quinta-feira, dia 11/4, o primeiro, segundo e terceiro anos fazem avaliações de matemática. Quarto, quinto, sétimo e oitavo realizam provas de matemática e também de ciências da natureza.
Na última avaliação realizada em agosto de 2023, a rede municipal de ensino teve 90% de participação. Índice esse que foi muito bem avaliado pela Fundação Vunesp, que inclusive foi destaque no relatório enviado à Secretaria Municipal de Educação (SME). A avaliação está prevista no calendário escolar da SME e envolve diretamente os gestores das unidades escolares. A partir desse diagnóstico será elaborado relatórios individuais dos alunos, por sala, por escola, por macrorregiões e um relatório final com toda essa análise.
Após o estudo dos resultados, a escola consegue chegar em cada aluno e fazer os ajustes necessários. Os educadores têm um raio X nas mãos e conseguem saber o que o aluno está precisando, o que ele já sabe e o que ele precisa avançar.
Para a escola, enquanto instituição, a avaliação norteia os projetos institucionais que podem ser desenvolvidos, os planos de ações, projetos de recuperação como por exemplo de leitura, de produção de texto, matemática, dependendo é claro, do diagnóstico de cada escola.
E para o município, enquanto política pública, o trabalho é um indicador para a formação de professores, para formação de gestores e para o município saber onde é que estão as fragilidades e investir nelas para que os alunos avancem e tenham um bom rendimento.
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