A Secretaria do Bem-estar Animal de Rio Preto participa de ação solidária no próximo sábado, 20/4, das 10h às 13h, no Terminal Urbano Professor Manoel Antunes. Além de animais aptos a ganhar um novo lar, a equipe fará orientação em relação à castração e demais serviços oferecidos pela pasta. Haverá atrações para toda a família, principalmente para as crianças, com pipoca, algodão-doce e pula-pula.
Por questões logísticas, o secretário Diego Borges Lourenço explica que serão levados cerca de dez animais para o evento. Todos os animais disponíveis para adoção, porém, estarão em um catálogo que poderá ser consultado pelos participantes.
O município acolhe pets vítimas de maus-tratos e animais atropelados sem tutor. Após receber tratamento veterinário, se necessário, e estar vacinado, vermifugado, castrado e microchipado, fica disponível para ganhar um novo lar. Além das ações solidárias, os futuros tutores podem ir ao Hospital Veterinário da Unirp, de segunda a sexta-feira, para conhecer os animais que aguardam um novo lar.
Diego explica que a adoção é essencial para a continuidade dos serviços prestados pela Secretaria do Bem-estar Animal. “É por meio da adoção que conseguimos abrir mais vagas e atender melhor nossa cidade. Como todo bom serviço público, necessitamos e precisamos do apoio e parceria da população, tanto para divulgar esse trabalho quanto para adotar um novo amiguinho para fazer parte da família”, afirma o secretário.
Família e pessoas interessadas em adotar um pet podem participar do evento ou contatar o Hospital Veterinário da Unirp para marcar dia e horário para conhecer animais aptos a ganhar um novo lar. Os telefones são (17) 99613-4397 (WhatsApp) e (17) 3201-3360. É preciso portar documento pessoal com foto e comprovante de residência. Ambos podem estar no formato digital.
Na primeira etapa do processo, o futuro tutor passa por uma pequena entrevista e é apresentado aos animais. Isso porque é preciso conciliar os perfis tutor com o pet, para aumentar as chances de sucesso da adoção. Também é informado sobre a responsabilidade após a adoção e as condições necessárias para garantir vida digna ao pet, como espaço, tempo para cuidados e passeios e gastos com alimentação e cuidados veterinários.
“Importante reforçar que os animais aptos para adoção foram resgatados de maus-tratos ou atropelados. Então, quando conseguimos encontrar um lar, não estamos apenas destinando um animal a uma casa, mas resgatando uma vida e esse é o trabalho da Secretaria do Bem-estar Animal”, complementa Diego.
O convite para a participação da Secretaria do Bem-estar Animal partiu da Weclix, realizadora do Conexão Solidária. O Mercadão dos Óculos também participa da ação.
Mín. 16° Máx. 28°