O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promove neste sábado, 20/4, das 8h às 12h, o CCZ na Comunidade. Nesta etapa, a equipe estará na praça São Sebastião, no Distrito de Talhado. No local, haverá vacinação antirrábica para cães e gatos e avaliação de zoonoses, como esporotricose e leishmaniose.
Para participar, o morador deve levar documentos pessoais e comprovante de endereço. Os gatos devem ser levados em caixa de transporte.
"Como o CCZ também está fazendo inquérito para coletas de sangue no Distrito de Talhado para investigação de leishmaniose em cães, os animais desse bairro que tiveram o sangue coletado nessa semana e na passada também já receberam a vacina antirrábica", afirma a gerente do Zoonoses, Karina Caldo.
A vacina antirrábica é recomendada para cães e gatos a partir de 4 meses de vida, com reaplicação anual. Aqueles que não estiverem com a vacina em dia devem procurar o serviço para serem vacinados. "Estar com a vacina em dia é a única forma de proteger os pets contra o vírus da raiva", explica Karina.
A esporotricose é uma doença provocada por fungos, que atingem primeiro a pele dos animais, e pode ser transmitida ao ser humano por mordidas e arranhaduras. Ela provoca feridas que não fecham na região do focinho, orelhas e patas. Pode ser tratada e tem cura.
Na ação, moradores podem levar os gatos para avaliação da esporotricose.
Para os cães, além da vacina da Raiva, também haverá avaliação de leishmaniose. Essa zoonose é provocada por um protozoário, transmitido pelo mosquito-palha. "Se seu cão tem feridas que descamam nas pontas das orelhas, unhas que crescem demais mesmo vivendo em local onde o piso desgasta as unhas, emagrece apesar de comer normalmente, tem diarreia, está apático, aproveite o dia dessa ação e faça a avaliação", disse Karina.
CCZ na ComunidadeData: 20/4/24Horário: das 8h às 12hLocal: Praça São SebastiãoEndereço: Rua Ezequiel Pinto, s/n, Distrito de Talhado
Mín. 16° Máx. 28°