A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Departamento de Gestão do Trabalho, teve uma participação destacada no 3º Encontro de Percurso Formativo para Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realizado em Bauru. O evento é promovido mensalmente pela Diretoria Regional de Assistência Social (DRADS) da região de Bauru, que abrange 39 municípios.
Com a temática centrada na Gestão do SUAS, o encontro propiciou uma troca de experiências e conhecimentos entre os municípios presentes, tendo como referência o departamento de Gestão do Trabalho do SUAS de Rio Preto, vinculado à Secretaria de Assistência Social.
“Tratamos de dimensões importantes de valorização do trabalhador, de educação permanente e muitas outras. Foi uma troca muito rica, que trouxe a realidade do SUAS nesses municípios, principalmente os de pequeno e médio porte”, comentou o assistente social e coordenador do Departamento de Gestão do Trabalho de Rio Preto.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, essa iniciativa possibilitou aos participantes explorar os desafios e as melhores práticas relacionadas à Gestão do SUAS e ao Plano de Educação Permanente, visando a implantação e implementação do departamento nos demais municípios.
“Fomos convidados para apresentar o departamento de Gestão do Trabalho da Semas e foi uma manhã de importantes trocas de experiências e fortalecimento do SUAS em toda a região de Bauru, pensando na implantação e aprimoramento das ações voltadas aos trabalhadores da Política de Assistência Social”, disse a secretária.
A diretora da DRADS de Bauru, Thamera Albino da Silva, falou sobre os desafios da gestão do SUAS na região. “Os desafios são muitos, principalmente no contexto de pós-pandemia, e a discussão desse tema, com base na vivência de Rio Preto, é fundamental para fortalecer a gestão dos municípios da região de Bauru”.
O Departamento de Gestão do Trabalho do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do município de São José do Rio Preto, está consolidado há 10 anos e trata das questões relacionadas ao trabalho social e aos trabalhadores que atuam na Política de Assistência Social. Compreende o planejamento, a organização e a execução das ações relativas à valorização e saúde do trabalhador, educação permanente e a estruturação do processo de trabalho institucional, envolvendo os desenhos organizativos, adequação dos perfis profissionais às necessidades do SUAS, observatórios de práticas profissionais e concursos públicos.
O trabalhador valorizado e qualificado ofertará um serviço de qualidade aos usuários, tendo em vista que estes profissionais são mediadores dos direitos sociais da população.
Mín. 16° Máx. 28°