O Prefeito Edinho Araújo e o secretário de saúde, Adilson Vedroni, assinaram na tarde desta terça-feira, 23/4, com a Funfarme/HB, o quarto termo aditivo do convênio para prestação de serviços complementares ao Sistema Único de Saúde – SUS, de forma integrada, para a manutenção e ampliação da assistência à Saúde no município de São José do Rio Preto. No mesmo ato, foi assinado o novo termo de cooperação com a ARCD para o atendimento a pessoas com deficiência física.
Os termos foram assinados no gabinete do prefeito com a presença da presidente voluntária da ARCD, Lícia Nagao, da diretora de relacionamento, Adriane Cirelli e do gerente da ARDC, Éder Jacob. Pela Funfarme/HB, estiveram presentes o diretor executivo, Jorge Fares, o diretor financeiro, Robson Ribeiro, o diretor jurídico, Luís Lorachi e o gestor da Instituição, Marcelo Gaspar.
O convênio com a Funfarme/HB estabelece a prestação de serviços complementares ao SUS nas unidades de Saúde do município, de forma integrada para a assistência à Saúde, visando à manutenção e à ampliação do atendimento e a garantia da resolutividade e qualidade de atendimento aos usuários do sistema público. Os termos serão válidos e cumpridos pelo período de 12 meses, de maio deste ano a fevereiro de 2025.
Hoje são 1.157 profissionais contratados pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, em diversas categorias, dentre elas: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas, dentre outros em áreas de apoio ao atendimento a usuários da rede municipal. O teto máximo de custeio mensal foi estabelecido em R$ 13,9 milhões.
As metas a serem atingidas estão determinadas em acordo com a integralidade da assistência, sendo: Atenção Básica, Especializada, Urgência e Emergência e Vigilância em Saúde.
O prefeito Edinho elogiou o a parceria entre o município e as Instituições envolvidas. "Quero destacar o valor das parcerias, que são de alto nível. Quero ainda agradecer e destacar o papel do Conselho Municipal e registrar o trabalho das Secretarias de Fazenda e Planejamento, que deram suporte para que chegássemos a esse acordo. E vou assinar com muito prazer".
O secretário de saúde destacou a seriedade das Instituições. "Este é um desfecho de uma série de atos de longa data. É o ápice de tudo que foi tratado. De todas as adequações e ajustes que pactuamos com as duas instituições. São sérias, idôneas e parceiras, que nos ajudam na forma da lei a prestar saúde à comunidade", disse.
O convênio da ARCD tem como objeto promover a prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência física, crianças, jovens e idosos, favorecendo a integração social.
Serão 450 atendimentos e avaliações em Terapia Global, entre fisioterapia, musicoterapia, terapia ocupacional/fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia aquática, game terapia, Integração Sensorial, serviço social, ortopedia, neurologista e enfermagem em reabilitação de alta e média complexidade, conforme encaminhamento do Centro Especializado em Reabilitação (CER II), baseado no projeto terapêutico estabelecido na avaliação do CER ll.
Estão previstos ainda 350 atendimentos em terapia aquática de grupo, sendo que cada paciente frequentará duas vezes por semana, além de 40 atendimentos em terapia aquática individual.
O teto máximo de custeio mensal é de R$ 105 mil.
Colaborou: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação Social
Mín. 16° Máx. 28°