Nesta quinta-feira, 25 de abril, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) realizou sua quarta reunião do ano no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O CAE tem como objetivo monitorar e fiscalizar a aplicação de recursos relativos à merenda e a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para isso, o conselho realiza visitas às escolas, elabora relatórios, analisa prestações de contas e emite pareceres.
O grupo acompanha a aplicação dos recursos destinados a oferecer uma alimentação de qualidade aos alunos da rede municipal. Mensalmente, o conselho verifica o recurso federal destinado ao município, conferindo as despesas do mês anterior e fiscalizando as compras dos gêneros alimentícios.
Os cardápios, elaborados por nutricionistas, são públicos à comunidade escolar e passam pela fiscalização do CAE e das famílias. Além disso, a qualidade e quantidade necessária para cada fase do desenvolvimento infantil também são fiscalizadas. Há um canal de comunicação direto com a Secretaria Municipal de Agricultura.
Luciana Cavalli, representante das entidades civis, ressalta a importância do conselho na melhoria da qualidade do atendimento prestado nas escolas e projetos do município: "Para os pais que deixam as crianças na escola, ou deixam no projeto, é importante saber que os filhos estão sendo bem cuidados, que existe um conselho por trás para melhorar a qualidade do atendimento prestado tanto da parte física, estrutural da unidade, quanto da alimentação. Estamos sempre procurando melhorar para atender com qualidade as escolas e projetos do nosso município”.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi criado há mais de 60 anos com o intuito de combater a fome, promover hábitos alimentares saudáveis e enfrentar a evasão escolar, assegurando o direito à alimentação e à educação de qualidade previstos na Constituição Federal de 1988.
Mín. 16° Máx. 28°