A Secretaria Municipal da Educação (SME) apresentou, nesta semana, a sua própria plataforma de Ensino à Distância (EAD), destinada a professores, diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino e demais profissionais que atuam nas unidades escolares da rede.
Segundo a diretora pedagógica da SME, Deise Cardoso Maciel, a plataforma foi apresentada aos educadores durante reunião do trio gestor no Complexo da Swift de Educação e Cultura. Ocasião em que também foi mostrado o primeiro curso disponível: Sondagem de Matemática.
Para a secretária Fabiana Zanquetta a plataforma EAD é um marco importante para a rede. “A iniciativa visa oferecer formação continuada em diferentes áreas do conhecimento, ampliando as oportunidades de desenvolvimento profissional e permitindo a autoformação, com cursos certificados e variadas cargas horárias”, diz ela.
Segundo Karina Perez Guimarães, assistente de Programas e Projetos da SME, a plataforma iniciará oferecendo dois cursos: "Sondagem de Matemática", com duração de 8 horas, voltado para professores e gestores do Ensino Fundamental; e "Cultura Digital e Laboratórios de Informática", com 30 horas de duração, direcionado aos professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental que desejam explorar o uso pedagógico das tecnologias na escola.
Além disso, estão previstos futuros cursos como "Arte contemporânea e a poética das crianças" para professores e coordenadores da Educação Infantil; "Quem quer brincar vem correndo aqui", voltado para professores do Ensino Fundamental; e "Experiências brincantes afro-brasileiras na Educação Infantil" destinado aos professores que buscam compreender como as brincadeiras de matriz africana podem contribuir para uma educação antirracista. Todos os cursos terão certificação.
Com essa iniciativa, a SME reafirma seu compromisso com o desenvolvimento profissional contínuo dos colaboradores da rede municipal de ensino. Para mais informações sobre os cursos e inscrições, acesse pelo link abaixo:
Mín. 16° Máx. 28°