Nesta sexta-feira, dia 26/4, foi realizado no Complexo Swift de Educação e Cultura, o primeiro encontro municipal presencial do Programa Alfabetiza Juntos - SP com coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental da rede municipal de Rio Preto.
O programa Alfabetiza Juntos lançado pelo Governo de São Paulo pretende unir os municípios e as diretorias de ensino da rede estadual com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os sete anos de idade.
A reunião contou com a abertura da coordenadora de Políticas Públicas, responsável pelo Departamento de Ensino da rede municipal e articuladora do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Leandra Justo Herrera.
Na sequência, os trabalhos foram conduzidos pela professora formadora da Secretaria Municipal de Educação (SME), Marlisa Ortega, que pelo Programa Alfabetiza Juntos – SP é a responsável pela formação regional.
“Estamos tratando das questões da alfabetização, mais especificamente olhando para as escritas das crianças e pensando como é que se desenvolve as habilidades relacionadas a alfabetização, a construção pelas crianças do conhecimento, do sistema de alfabetização, do sistema da linguagem escrita”, explica Marlisa Ortega.
Na reunião, os coordenadores pedagógicos da rede se debruçaram nos protocolos de escrita, analisaram como as crianças pensam a escrita e discutiram em conjunto alternativas, boas situações de aprendizagens para que as crianças avancem.
Segundo a formadora municipal Marlisa Ortega, o grande desafio é a mudança dos professores. “Com a ingresso de novos professores precisamos apresentar a concepção de município, especialmente para a alfabetização”, diz ela.
Na prática, o encontro teve o objetivo de promover o aprimoramento das práticas pedagógicas e o compartilhamento de conhecimentos para o desenvolvimento da alfabetização em Rio Preto.
O programa Alfabetiza Juntos é um projeto do Estado alinhado com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do Governo Federal. Ambos têm o compromisso de alfabetizar os alunos na idade correta, ou seja, buscam garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia.
Fotos:Cristiano Furquim / Secretaria de Educação
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