Abril é o mês de conscientização sobre a prevenção e combate às diversas formas de cegueira e deficiência visual. Idealizada pelo médico oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, a escolha do mês de abril é uma referência ao Dia Mundial da Saúde, no dia 7, e busca chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde ocular.
A campanha acontece desde 2017 e o termo “marrom” faz referência à cor dos olhos e à pigmentação do globo ocular, além de que, muitas vezes, essa cor é associada a doenças oculares como glaucoma e catarata.
A rede municipal de ensino tem se dedicado a promover a conscientização sobre a saúde ocular e a inclusão educacional, reconhecendo a importância de cuidados com os olhos e o apoio adequado a alunos com necessidades específicas. Com registros de alunos com diferentes condições visuais, é fundamental garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação inclusiva e de qualidade.
Para promover a saúde ocular, diversas ações e orientações são realizadas durante o ano letivo junto aos alunos, começando pelos testes de acuidade visual, uma ação conjunta entre as secretarias de Educação e Saúde.
No ano passado teve início o Programa Meu Novo Olhar, que já atendeu 21.789 alunos de 44 escolas municipais de Ensino Fundamental. Deste total, foram encaminhadas para consultas com oftalmologistas 2.588 crianças e todas as crianças que apresentaram disfunções ou necessidades oftalmológicas estão sendo atendidas com o fornecimento de óculos ou encaminhados para tratamentos e cirurgias sem nenhum custo.
Os professores regulares desempenham um papel essencial na identificação de sinais de problemas de visão em seus alunos. Sintomas como dificuldade de leitura, dores de cabeça frequentes ou piscar excessivo podem indicar a necessidade de avaliação oftalmológica, permitindo intervenções precoces e adequadas.
Atualmente a rede possui 17 alunos matriculados com baixa visão, seis com cegueira e um com visão monocular. Esses números destacam a diversidade das necessidades presentes entre os estudantes, reforçando a importância de estratégias inclusivas e de apoio específico.
“Além do apoio individualizado aos alunos com deficiência visual, o trabalho do professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) abrange a promoção de práticas inclusivas em toda a escola. Isso inclui sensibilização da comunidade escolar, implementação de estratégias para garantir o pleno acesso e participação de todos os alunos, independentemente de suas necessidades específicas”, afirma Carla Job, gerente da Educação Especial da rede municipal.
Um dos materiais de apoio e inclusão utilizados pelas escolas do município é o Lego Braille Bricks, uma ferramenta que auxilia no processo de alfabetização de crianças cegas. O recurso está disponível desde 2022 através de uma parceria com o a Fundação Dorina Nowill para Cegos, que forneceu os kits para serem utilizados nas escolas e constantemente oferece formação para que os professores de AEE possam promover as atividades.
A rede municipal mantém parceria com o Instituto Rio-pretense dos Cegos Trabalhadores, uma OSC (Organização da Sociedade Civil) que atende os alunos regulamente matriculados oferecendo atividades e atendimentos em contraturno escolar.
A secretária de Educação Fabiana Zanquetta afirma que um dos pilares da rede municipal é proporcionar igualdade de acesso à educação. “Ao adotar práticas preventivas, como campanhas de conscientização, exames oftalmológicos regulares e a implementação de estratégias pedagógicas inclusivas, estamos garantindo o direito fundamental à educação de cada aluno”, finaliza a secretária.
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