A Polícia Civil de São Paulo investiga a morte do casal Renato Dias de Oliveira, de 33 anos, e Bianca Alves Francisco de Oliveira, de 28. Eles foram encontrados mortos dentro do próprio carro, em um posto de gasolina na rodovia Régis Bittencourt, na altura do município de Cajati.
A suspeita é que os dois tenham morrido após inalar monóxido de carbono. Segundo a polícia, agentes da PM foram acionados para atender a uma ocorrência no posto de gasolina. Lá, encontraram as vítimas dentro do Hyundai Tucson.
Após tentarem entrar em contato com o casal dentro do carro e não terem sucesso, os policiais quebraram o vidro traseiro do carro, na tentativa de prestar socorro. Os dois, no entanto, já estavam mortos.
Segundo informações da TV Tribuna, o carro ainda estava ligado quando os policiais chegaram. O veículo teria chegado ao posto por volta de 0h, mas o acionamento só aconteceu às 15h.
Intoxicação por monóxido de carbono pode ter causado mortes
A professora Tatiana Saint-Pierre, do Departamento de Química do Centro Técnico-Científico (CTC) da PUC-Rio, explica como funciona essa intoxicação.
— Na combustão incompleta, a pessoa primeira desmaia com o gás carbônico e depois morre com o monóxido. É uma morte por asfixia. Por isso, se uma pessoa é encontrada desmaiada nessas circunstâncias, mas com vida, precisa ser submetida à oxigenação urgentemente. Mesmo sobrevivendo, ela pode ter sequelas — afirma Saint-Pierre.
De acordo com Saint-Pierre, um dos primeiros sinais da combustão incompleta é a presença do gás carbônico. Isso porque, antes de gerar o monóxido de carbono, a falta de oxigênio provoca no ambiente um excesso de gás carbônico, outro produto da combustão.
Embora o gás carbônico não seja propriamente venenoso, ele pode causar, se inalado em grandes quantidades, dor de cabeça, dificuldade para respirar, tonturas e desmaio, entre outros sintomas.
A explicação se relaciona com o nível de confinamento do ambiente. Para acontecer da maneira correta, a combustão sequestra o gás oxigênio disponível, permitindo que as chamas dentro do aquecedor se mantenham. Esta é a combustão completa.
Contudo, se o cômodo for mal ventilado, a combustão roubará todo o oxigênio existente no local e, na falta dele, passará a produzir o monóxido de carbono.
Ao contrário do gás encanado — que, para evitar acidentes, tem um odor artificial adicionado quimicamente —, o monóxido de carbono não produz cheiro algum, o que dificulta muito o seu reconhecimento.
O caso foi registrado como morte suspeita na Delegacia de Cajati. Além disso, o local foi periciado e os corpos levados para o Instituto Médico Legal (IML).
Mín. 19° Máx. 29°