16°C 28°C
Indaiatuba, SP
Publicidade

Banco de Leite Humano de Araçatuba homenageará doadoras de 2023

O Banco de Leite Humano (BLH) de Araçatuba prepara homenagem às doadoras, a acontecer em 10 de maio, no Salão Azul da Prefeitura Municipal, celebra...

07/05/2024 às 18h01
Por: Redaçao Fonte: Prefeitura de Araçatuba - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Araçatuba - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de Araçatuba - SP

O Banco de Leite Humano (BLH) de Araçatuba prepara homenagem às doadoras, a acontecer em 10 de maio, no Salão Azul da Prefeitura Municipal, celebrando o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, além agenda de horários para visitas técnicas pelos profissionais da atenção primária e afins.

A média mensal de leite doado de 2023 foi de 160 litros, do total de 90 doadoras.

O BLH de Araçatuba, como em todos os anos, celebra e homenageia todas as doadoras no mês de maio. Neste ano, está sendo entregue um troféu para cada doadora e um mimo, oferecido pelo serviço social desde o primeiro dia do mês. Também serão homenageadas duas doadoras que foram recorde em volume de leite doado no ano de 2023.

No dia 19 de maio é celebrado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, com objetivo de estimular a doação, promover debates sobre a importância e sensibilizar toda sociedade da promoção e proteção ao aleitamento materno e doação. O Slogan de 2024 escolhido pela rede brasileira de Bancos de Leite foi: “Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”.

O 19 de maio foi escolhido durante o 5º Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano e I Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, realizado no ano de 2010, em Brasília-DF. Na data, sucedeu-se a assinatura da Carta de Brasília para a criação da Rede de Bancos de Leite em 23 países, seguindo o modelo da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

O BLH de Araçatuba é um serviço mantido exclusivamente pela Prefeitura Municipal, altamente especializado, realiza ações de coleta, processamento e distribuição de leite humano, para bebês prematuros ou de baixo peso, que não podem ser alimentados pelas próprias mães, além de atendimento para apoio e orientação para o aleitamento materno.