A organização do evento “Maio Amarelo – Rio Preto pela Vida no Trânsito” confirmou nesta terça-feira, 14/5, mais duas atrações gratuitas para toda a população. Uma parede de escalada e um circuito de equilíbrio ficarão à disposição do público na Mata do Saci, a partir das 14h do sábado, 18/5.
O evento é o principal destaque da programação 2024 do Maio Amarelo – mês dedicado nacionalmente à conscientização para diminuir o número de mortes no trânsito.
Também estão previstas ações de conscientização com a Família Plaquinha, a Minicidade do Trânsito e jogos interativos para as crianças; demonstrações simuladas de atendimento a acidentes; apresentação do Canil da Guarda Civil Municipal; campanha de adoção pet; cãominhada com pets e tutores; além de pipoca e algodão-doce para as crianças.
A partir das 15h, a cantora Mah Camoleze e banda se apresentam com o melhor do pop rock nacional, para esquentar os participantes da 5ª edição do Maio Amarelo Running – corrida de sete quilômetros às margens do Lago 3 da Represa Municipal. Após a corrida, é a vez da banda Axé Dona Encrenca apresentar show que encerrará a programação do dia.
A edição 2024 do “Maio Amarelo – Rio Preto pela Vida no Trânsito” contará com a participação de representantes das secretarias municipais de Bem-Estar Animal e de Trânsito e Transportes; do Instituto Padrão Militar; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Rodoviária Estadual; Batalhão de Polícia Militar; Sest/Senat Rio Preto; Guarda Civil Municipal e Detran.
Neste ano, a Secretaria de Trânsito e Transportes disponibilizou mil inscrições gratuitas para a corrida Maio Amarelo Running. A secretaria, em parceria com a Alcer – empresa organizadora da corrida –, vai receber donativos para atender a população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A coleta será durante a entrega dos kits de participação na corrida, que ocorrerá das 10h às 16h, do sábado, dia 18/5, na Mata do Saci, ao lado da Ponte Estaiada.
Além dessa ação, o Departamento de Educação para o Trânsito promove, ao longo do mês, palestras em empresas e apresentações dos programas Minicidade do Trânsito e Transitando na Escola, com crianças de 5 a 12 anos, em unidades de ensino públicas e privadas.
“As estatísticas mostram que 95% dos acidentes são causados por imprudência e desrespeito às leis de trânsito por alguma das partes envolvidas. Por isso, é sempre fundamental investir continuamente em educação. Quando a gente se une, o resultado é ainda melhor”, lembrou o secretário de Trânsito e Transportes de Rio Preto, Amaury Hernandes.
Fotos:Divulgação/Dpto. Educação para o Trânsito
Mín. 16° Máx. 28°