A Guarda Ambiental de Praia Grande realizou nesta segunda e terça-feira (13 e 14) uma capacitação para guardas da cidade de Mogi Mirim. Desde o ano passado, as duas corporações vinham mantendo contato para que o grupamento praia-grandense auxiliasse na criação de uma Guarda Ambiental naquele município.
O treinamento ocorreu nas dependências da Escola de Educação Ambiental, que fica na Área de Lazer Ézio Dall’Ácqua, conhecida como Portinho, e abrangeu aulas sobre legislação aplicada à criação da Guarda Ambiental, a concepção de um plano de trabalho, a responsabilidade ambiental municipal, o poder de polícia ambiental e a defesa do meio ambiente natural (proteção à fauna e flora) com enfoque na legislação pertinente.
De acordo com o inspetor-chefe do Setor Ambiental (Sepam), Fábio Barbatano Marques, o grupamento foi procurado no ano passado pelo secretário de Segurança de Mogi Mirim, que estava percorrendo alguns municípios a fim de adotar um modelo e se interessou pelo que viu em Praia Grande. “Para nós é uma honra poder compartilhar o conhecimento adquirido ao longo dos anos, o que só foi possível graças ao investimento da administração no setor. A cada ano, atingimos um novo nível de atuação com recursos humanos, materiais e tecnologia, portanto, o compartilhamento também é uma forma de agradecimento à prefeita Raquel Chini”.
O secretário de Assuntos de Segurança Pública, Marcos Roberto Barbosa Craveiro, ressaltou que a GCM se tornou referência graças ao comprometimento de seus integrantes e investimentos da Administração Municipal. “Sermos procurados por outras corporações é um importante reconhecimento do nosso trabalho. É sempre um orgulho poder dividir nossa experiência”.
Atuações – A Guarda Ambiental de Praia Grande atua na Cidade com um importante trabalho na preservação do Meio Ambiente. O grupamento tem desenvolvido um trabalho marcante em áreas de preservação da Cidade, inclusive fazendo parte da Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação, que tem como principal objetivo identificar todas as ocupações desordenadas em áreas de preservação e risco, estabelecendo as medidas necessárias para a proteção desses espaços. Além disso, realiza importantes ações de resgate de animais silvestres.
Mín. 16° Máx. 28°