Terminou nesta sexta-feira, dia 17/5, o ciclo de ações educativas promovido pela Polícia Rodoviária Federal de Rio Preto voltado para os alunos de 9º ano das escolas da rede municipal.
Mais de 450 alunos participaram das ações durante as duas últimas semanas com experiências lúdicas, incluindo a simulação de um resgate com uma vítima de acidente de trânsito na Base Operacional da PRF, na BR-153.
“A ação foi desenvolvida pensando no público com esta faixa etária, em torno de 13 a 14 anos quando ainda não dirigem, mas participam no trânsito como passageiros e pedestres. Além da conscientização sobre prevenção de acidentes, trabalhamos principalmente a valorização da vida”, explicou o inspetor da PRF, Flávio Catarucci.
Com apoio da Triunfo Transbrasiliana e as faculdades de Medicina Famerp, Unilago e Faceres, os alunos tiveram contato com veículos acidentados por imprudência, que resultaram em vítimas fatais. Nessas oficinas, os estudantes de Medicina explicaram para os alunos das escolas os traumas que as vítimas sofreram.
“Este é um momento em que causou bastante impacto. Percebemos que as crianças ficaram impressionadas e preocupadas, uns comentando com os outros sobre os perigos e as consequências”, disse a professora Josiane Montrezor, que estava acompanhando os alunos da EM Darcy Ribeiro nesta sexta.
A aluna Ana Beatriz Braz Milani, de 13 anos, contou que o irmão já foi vítima de acidente de moto por distração. “Depois que ele se acidentou, todos mudamos a forma de pensar, sobre a importância do uso do capacete, cinto de segurança e os cuidados no dia a dia”, relatou.
Depois de tirarem dúvidas sobre os acidentes acontecia a simulação de um resgate, onde os alunos acompanharam a ação dos médicos e socorristas com utilização de todos os equipamentos e procedimentos reais.
“Os alunos demonstraram muita atenção e interesse nestes momentos. Fizeram perguntas, prestaram atenção. Nosso intuito é que as imagens fiquem gravadas e que sejam sempre lembradas para que sensibilizem ao longo da vida”, relatou o socorrista Nivaldo Carvalho.
A ação oferecida pela PRF aos alunos da rede municipal contou com a participação de quatro escolas – EM Luiz Jacob, EM Roberto Jorge, EM Michel Pedro Sawaya e EM Darcy Ribeiro, e todos os alunos matriculados nas turmas de 9º ano tiveram a oportunidade de participar.
Mín. 16° Máx. 28°