Foi finalizado na tarde desta sexta-feira (17) mais um curso realizado no Centro de Qualificação Profissional e Emprego, da Secretaria do Trabalho de Rio Preto.
Os alunos e as alunas do curso de confeitaria, promovido em parceria com a Coopão, apresentaram o que aprenderam numa mesa repleta de doces e receberam o certificado de conclusão.
“Foi um curso muito mão na massa, com um professor extremamente atencioso. Vim com o intuito de aperfeiçoar o meu trabalho e estou saindo com intenção de expandir minha produção para incluir pão de mel, bombas doces e carolinas”, compartilhou Lilian Ferreira, 45.
Moradora do Solidariedade, a munícipe já trabalha na área e agora precisa ampliar o microempreendimento, uma vez que se tornou a única renda da família formada por ela, marido e filha.
Quem também participou do curso foi Juanita Capuço, 35: “Foram cinco dias muito intensos, com muitas receitas, técnicas e dicas”, contou. A intenção dela também é ampliar as vendas domésticas que já realiza hoje.
“Cursos como esses são muito importantes porque fomentam esses micro e pequenos negócios, com demanda imediata. Além de termos um setor econômico forte em alimentação e gastronomia”, avaliou o secretário do Trabalho e Emprego, Rodrigo Demécio.
Antes da cerimônia, os alunos participaram de palestra com representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que apresentou as possibilidades de empreendedorismo, como aspectos da formalização e acesso a recursos via Banco do Povo, por exemplo. Ao lado do vereador cabo Júlio Donizete, o secretário anunciou que pasta receberá R$ 50 mil em recurso via parlamentar para aquisição de novos cursos na área.
“Vamos utilizar a verba para ampliar a oferta de cursos profissionalizantes aqui no Centro de Qualificação e também com nossos parceiros externos”, completou Demécio. O curso de confeitaria ofertou 15 vagas gratuitas e teve 20 horas de duração.
Mín. 16° Máx. 28°