A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Serviços Gerais, realizou ação emergencial nesta terça-feira, 21/5, para limpeza da calha do rio Preto, na avenida Philadelpho Gouveia Neto, altura do Terminal Turístico.
A limpeza, que durou toda a manhã e parte da tarde desta terça-feira, foi autorizada pelo secretário de Serviços Gerais, o engenheiro Arnô Della Líbera Júnior. A ação atende a solicitação da Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb) que retirou, na semana passada, alguns barracos de plástico que ocupavam parte da calçada na avenida Philadelpho Gouveia próximo ao viaduto Jordão Reis, bloqueando a passagem de pedestres e ciclistas.
Os resíduos domésticos estavam jogados no córrego, poluindo as águas, explicou o coordenador da limpeza Antonio Carlos dos Santos. “Trabalhamos com sete homens protegidos com botas e luvas e uma máquina retroescavadeira. Retiramos todo o lixo, restos de marmitas de isopor, roupas rasgadas, garrafas pet, além de dedações de madeira e muitos pedaços de plásticos e peças automotivas”, enumerou o funcionário que relatou também que tiveram muito trabalho para retirar o lixo do local e subir até o alto da calha do rio”, completou.
Até o início da tarde já havia sido retirado do local um caminhão basculante, com capacidade para 10 mil quilos, lotado de resíduos, lixo e entulho molhados.
As imagens registradas pelo fotógrafo da Secretaria da Comunicação, Ivan Feitosa, durante a limpeza, mostram que, no meio do lixo recolhido, foram encontrados ainda malas velhas, muitas roupas rasgadas e até bateria de celular (altamente poluente), além de um documento pessoal (RG).
Todos os resíduos foram levados para a área de descarte do aterro sanitário.
Mín. 16° Máx. 28°