A solidariedade começa desde pequeno. Na EM Roberto Francisco dos Santos, situada no Bairro Ribeirópolis, o olhar ao próximo ganhou forma de arrecadação de produtos que até então seriam descartados de forma indevida. A unidade mobilizou os alunos e toda a comunidade ao coletar 35.443 tampinhas de garrafas pet e 113.078 lacres de latinhas. Nesta terça-feira (21), todo esse material foi doado ao Fundo Social de Solidariedade (FSS).
Para realizar a entrega dos itens, a EM Roberto Francisco convidou a presidente do Fundo Social de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, para visitar a unidade. Durante cerca de dois meses, os alunos foram motivados a levar lacres e tampinhas para serem doados. Para incentivá-los, a escola organizou um passeio como forma de premiação.
A turma do Infantil II D, da professora Célia Helena Gomes Caseiro Paulino, foi a mais engajada e conquistou o direito de ir ao passeio, com data a ser agendada ainda, ao Parque da Cidade (Bairro Sítio do Campo). “Quando fizemos a proposta acreditávamos que arrecadaríamos de duas ou três garrafas pet cheias de lacres. Mas em poucos dias, tínhamos um volume bem maior”, destacou o assistente técnico pedagógico (ATP) da unidade, Renato Daniel Ferreira Moraes.
As tampinhas de garrafas pet e lacres de latinhas arrecadados terão um destino para lá de especial. O produto coletado será revertido em cadeiras de rodas que ficarão disponíveis no FSS para que sejam utilizadas por famílias necessitadas. “Desde 2019, realizamos essa campanha. Além de ajudar ao próximo, essa ação evita que esse material recolhido polua rios e mares, causando danos à natureza”, destacou Maruca.
Campanha – O que muita gente joga no lixo serve como matéria prima para o Fundo Social de Praia Grande. Tampinhas de garrafas pet e lacres de latinhas de bebidas como refrigerante e cerveja são trocados por cadeiras de rodas que ficam à disposição da população. Toda semana o Fundo Social recebe cerca de 10 pedidos de empréstimos de cadeiras de rodas. São casos de pessoas que sofreram acidente ou estão acometidas por alguma doença.
Quem quiser ajudar pode doar qualquer quantidade dos produtos nas unidades sociais instaladas pelo Município (PIC, Cafe e Conviver) ou na sede do Fundo Social, na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5001.
Mín. 16° Máx. 28°